Vai ter concurso MEC autorizado em 2023! A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, revelou que o aval para um novo edital do Ministério da Educação estará na segunda leva de autorizações.
A confirmação de Esther foi dada durante entrevista ao Correio Braziliense, quando detalhou as áreas, algumas ofertas de vagas e previsões.
Além do Ministério da Educação, as autorizações para o Ministério do Planejamento, do Trabalho e para um novo concurso de efetivos do IBGE também estarão na segunda leva.
Assim como previsto, a ministra revelou que a tendência deverá ser privilegiar oferta de vagas para o nível superior, haja vista que no governo anterior houve uma aderência maior ao nível médio.
Nesta terça-feira, 2, primeiro dia útil de maio, foram anunciadas mais duas autorizações de concursos públicos. Veja a seguir:
+ Concurso Funai 2023 é oficialmente autorizado com 502 vagas
+ Concurso Ministério do Meio Ambiente é autorizado com 98 vagas
Recentemente, Folha Dirigida obteve a informação de que o MEC tem o interesse na autorização do novo concurso, ou seja, a chegada de novos servidores está no planejamento da pasta.
O MEC, no entanto, não informou qual será a oferta solicitada, mencionando apenas que será para o preenchimento de cargos vagos.
Vale destacar que o MEC já deve ter pedidos de anos anteriores em tramitação no Governo Federal e essa deverá ser uma nova solicitação.
A pasta, inclusive, chegou a solicitar, em pedidos passados, um aval para preencher 688 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior. O ministério não chegou a confirmar quais seriam cargos, remunerações, nem os polos de trabalho solicitados.
Último edital de concurso MEC saiu em 2009
É grande a expectativa pela autorização de concurso para o MEC, principalmente pelo fato de que a última seleção para ingressos no quadro de servidores do Ministério ocorreu em 2009.
Na época, foram oferecidas 265 vagas para o cargo de agente administrativo, sendo 14 reservadas a portadores de necessidades especiais.
A exigência para se candidatar no concurso era possuir ensino médio completo. As remunerações eram de R$1.901,47, sob carga horária de 40 horas semanais. Todos os aprovados foram lotados em Brasília-DF.