Concurso Ministério Meio Ambiente (MMA) está autorizado, diz ministra

Ministra Marina Silva confirma que um novo concurso para o Ministério do Meio Ambiente está autorizado para contratações emergenciais.

Autor:
Publicado em:11/04/2023 às 09:34
Atualizado em:11/04/2023 às 09:34

Um novo concurso MMA está autorizado. A informação foi confirmada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em entrevista à CNN.

Segundo Marina, o aval já foi conquistado junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que agora é a pasta responsável pela autorização de concursos públicos.

“Já conseguimos junto ao Ministério da Gestão concurso para o Ibama, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente. E vamos emergencialmente convocar aqueles que fizeram concurso público e estavam na reserva de forma emergencial", disse a ministra.

Ainda de acordo com a ministra, este será um grande reforço para essa área que, segundo ela, "foi completamente exaurida, mas que conta com técnicos e servidores públicos muito dedicados que fizeram a diferença no momento em que foram pressionados, abandonados, intimidados por militares que estavam aqui dentro e que só estavam aqui exatamente para fazer o contrário da proteção", finaliza.

Veja a fala de Marina à CNN:

A ministra não diz quantas vagas foram autorizadas e para quais cargos será o concurso público. O próximo passo deverá ser a publicação da portaria autorizativa no Diário Oficial da União.

Os concursos do Meio Ambiente devem fazer parte do pacote autorizações na esfera federal. Além do MMA, Marina também confirmou novos concursos Ibama e ICMBio.

Ministra e Lula confirmam novos concursos públicos

Na última segunda-feira, 10, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, divulgou que está finalizando os detalhes junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as autorizações.

"Estou fechando os detalhes agora à tarde, antes da viagem do presidente Lula e teremos o anúncio em breve", disse a ministra no Twitter, nesta segunda-feira, 10,  em resposta a um internauta 

Na última semana, em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra Esther destacou que o primeiro pacote de concursos federais seria divulgado até o dia 10 de abril. Outros dois blocos de autorizações devem ser disponibilizados até o final de 2023. 

Há estimativa no orçamento para a abertura dos concursos e os órgãos com maior déficit de pessoal serão priorizados.

“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, disse.  

O governo de Lula completou 100 dias e, para comemorar a data, o presidente reuniu diversos ministros no Palácio do Planalto na última segunda, 10. Ele falou sobre as ações realizadas e sobre as próximas medidas. Em sua fala, Lula destacou a necessidade de contratação de servidores nas áreas do Meio Ambiente.

"A Marina Silva está em uma fase de montar o que foi desmontado. Desde contratar gente até equipamento para que possamos voltar a ter um padrão de fiscalização que tínhamos há dez anos", enfatizou Lula. 

Últimos concursos do MMA foram realizados há mais de dez anos

Há anos que o Ministério do Meio Ambiente vem lutando para conseguir autorização para um novo concurso público, haja vista que o último edital foi publicado em 2010. A luta pela autorização vem desde 2017 para suprir a demanda do seu quadro de servidores.

O ministério chegou a solicitar 118 vagas para o cargo de agente de administração e 38 para analista ambiental, que exigem, respectivamente, níveis médio e superior.

Sem resposta na ocasião, fez um novo requerimento com 168 vagas, sendo 43 para analista ambiental e 125 para o cargo de agente administrativo - também não atendido.

A última seleção do Ministério do Meio Ambiente para o cargo de agente administrativo foi realizada pelo Cebraspe , com 200 vagas. Os candidatos tiveram que realizar uma prova objetiva com 120 questões distribuídas em Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Relações Humanas e Gestão administrativa.

Já para analista ambiental, o último aconteceu em 2010, também pelo Cebraspe. Neste caso, a seleção consistiu de prova objetiva, com 120 questões, e prova discursiva, com nota técnica e um parecer técnico.