Concurso MMA: confira 12 perguntas e respostas sobre o edital

Com aval do governo para um novo concurso MMA, leia nesta matéria algumas das principais dúvidas reunidas com perguntas e respostas.

Concursos Previstos
Autor:
Publicado em:04/05/2023 às 06:47
Atualizado em:27/07/2023 às 17:29

O Ministério do Meio Ambiente recebeu aval do governo e vai poder realizar um novo concurso MMA para o provimento de servidores efetivos.

A autorização visa o preenchimento de 98 vagas de analista ambiental, carreira de nível superior.

Para te deixar por dentro de todos os detalhes, a reportagem da Folha Dirigida separou 12 perguntas e respostas para te deixar informado sobre este próximo concurso.

Veja a a seguir!

Quais serão os cargos do concurso MMA?

Publicada no Diário Oficial da União do dia 2 de maio, a portaria que autoriza o concurso para o Ministério do Meio Ambiente trouxe a oferta de 98 vagas, sendo todas para um cargo: o analista ambiental.

A carreira é destinada a quem tem nível superior em qualquer área.

Qual é o salário do analista do MMA?

O analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima recebe remuneração em início de carreira de R$10.014,71, já considerando o reajuste salarial sancionado pelo presidente Lula e o auxílio-alimentação de R$658.

+ Congresso aprova reajuste e novos valores serão pagos em junho

Concurso MMA tem cargo de nível médio?

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) possui no seu quadro um cargo de nível médio, que é o agente de administração/agente administrativo.

No entanto, ele não foi contemplado na autorização e não será ofertado neste próximo concurso. O edital vai contemplar somente o analista ambiental, de nível superior.

Quais os requisitos e quais serão as áreas do cargo de analista ambiental?

Para assumir o cargo de analista ambiental no MMA é preciso ter nível superior em qualquer área. As vagas do último concurso foram divididas em cinco diferentes áreas de concentração, todas ligadas ao Meio Ambiente.

Quando será publicado o edital do concurso MMA?

O prazo para a publicação do concurso MMA, conforme a portaria de autorização, é de até seis meses, ou seja, até 2 de novembro.

Quando ocorrerão as provas?

Conforme de praxe em concursos federais, as provas deverão ser aplicadas dois meses após a publicação do edital, ou seja, podem acontecer até janeiro de 2024.

O concurso MMA será regionalizado?

No último edital para o cargo de analista ambiental , publicado em 2010, todas as vagas foram divididas em áreas de concentração.

Foram 5 diferentes grupos de vagas, entretanto, as oportunidades eram para trabalhar, exclusivamente, em Brasília, no Distrito Federal. 

As provas serão em todas as capitais?

Realizado em 2012, o último concurso do MMA teve as provas aplicadas em todas as capitais e no Distrito Federal.

Ainda não há nenhuma confirmação, mas pode ser que se repita a mesma estrutura e método de aplicação para contemplar a todos os candidatos, nível nacional. Essa é uma informação que sairá mais precisamente no novo edital.

Quais as matérias do concurso MMA? 

As disciplinas cobradas no último concurso para o MMA foi bem variável, de acordo com a área de concentração ao qual o candidato concorria.

Concentração I:  Recursos Humanos; Licitações, Contratos de Convênios; Controle Interno; Cooperação Técnica Internacional; Administração Financeira e Orçamentária.

Concentração II: Planejamento Estratégico; Educação Ambiental; Agenda 21; Responsabilidade Socioambiental e Gestão de Conflitos Socioambientais; Economia no Meio Ambiente.

Concentração III: Política Nacional de Recursos Hídricos; Conselho Nacional de Recursos Hídricos; Gestão de Águas Transfronteiriças e Cooperação Internacional; Gerenciamento Costeiro; e Inglês Instrumental.

Concentração IV: Mudança Climática; Avaliação Ambiental; Qualidade Ambiental; Resíduos Sólidos e Gestão Ambiental Urbana; Ordenamento Territorial; e Inglês Instrumental.

Concentração V: Biodiversidade; Repartição de Benefícios; Gestão Florestal; Política de Ações de Conservação Sustentável da Biodiversidade; Áreas Protegidas e Biodiversidade Aquática; Uso Sustentável dos Recursos Naturais; Ordenamento Territorial; e Inglês Instrumental.

Provas serão em todas as capitais?

A expectativa é que sim. No entanto, é preciso aguardar a publicação do novo edital. Nos últimos concursos para o MMA, as provas foram aplicadas em todas as capitas mais o Distrito Federal.

O regime de contratação é celetista?

Não. O concurso do Ministério do Meio Ambiente será para o provimento de vagas efetivas e as contratações serão realizadas pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade do servidor.

O que faz o analista ambiental do MMA?

De acordo com as atribuições da carreira em lei, o analista ambiental é responsável pelo exercício de atividades de planejamento ambiental, organizacional e estratégico afetos às políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União.

As suas funções exatas dependem da sua área de concentração ao qual concorre, de acordo com o edital de 2010.