Concurso MP AM: editais devem sair ainda este ano, diz órgão
Ministério Público do Amazonas tem dois editais de concurso MP AM previstos. Órgão prevê a publicação até o final deste ano. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:19/08/2022 às 10:42
Atualizado em:19/08/2022 às 10:42
Quem está na expectativa pelos novos concursos públicos do Ministério Público do Amazonas, pode intensificar os estudos. Os editais estão previstos para sair em 2022.
A informação foi divulgada pelo próprio órgão, por meio das redes sociais. Há edital de concurso MP AM previsto tanto para servidores quanto para a carreira de promotor.
"A expectativa é que os editais dos concursos públicos sejam publicados até o final do ano de 2022", disse em nota.
No entanto, ainda não há uma data definida, ou ordem. Ambos estão na mesma fase: de comissão formada.
No concurso de servidores, ainda não se sabe quais serão os cargos, apenas que serão cargos efetivos no quadro de servidores administrativos. A comissão já foi formada.
Em seu comunicado, o MP AM falaou sobre os cargos vagos, mas disse que ainda será feita uma análise de necessidade:
"Atualmente, o MPAM dispõe de quase 30 vagas no âmbito administrativo. Porém, haverá análise referente às vagas que serão necessárias para suprir a necessidade do Órgão."
Alémn disso, no parecer do MP AM que foi dado para anunciar a banca indicou-se que existem, atualmente, 18 cargos vagos na carreira de promotor de justiça, de nível superior. Também será formado um cadastro de reserva para convocações durante toda a validade.
O que é preciso para concorrer?
Para concorrer, era preciso ser graduado em Direito. O último concurso foi organizado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).
Além do curso de Direito, era preciso ter, pelo menos, três anos de atividade jurídica. O vencimento era de R$27.500. A contratação é realizada pelo regime estatutário, que assegura estabilidade.
Quando foi o último concurso MP AM para promotor
O Ministério Público do Estado de Amazonas não realiza concurso píublico desde 2015. Na ocasião, foi publicado um edital para a membros do órgão, na carreira de promotor de justiça, de nível superior.
Para concorrer, era preciso ser graduado em Direito. O concurso foi organizado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).
Durante a pandemia do Coronavírus, o prazo de validade da seleção foi suspenso em 2020. A seleção visava o preenchimento de 11 vagas no cargo de promotor de justiça substituto.
Além do curso de Direito, era preciso ter, pelo menos, três anos de atividade jurídica. O vencimento era de R$27.500. A contratação é realizada pelo regime estatutário, que assegura estabilidade.
O concurso foi composto por diversas fases, sendo uma prova objetiva, discursiva, exame oral, prova de tribuna e, por fim, avaliação de títulos.