O procurador-geral de Justiça do Amapá, Alexandre Monteiro, anunciou a realização de um novo concurso MP AP para servidores. De acordo com ele, o edital está em fase de preparação, com a contratação da banca organizadora.
A banca escolhida ficará responsável por receber as inscrições do concurso, além de aplicar as provas aos candidatos. De acordo com o procurador-geral, a previsão é que as provas sejam realizadas no primeiro semestre de 2026.
"O processo licitatório para contratação da banca organizadora do novo concurso está em andamento. Nossa expectativa é realizar as provas no primeiro semestre de 2026”, informou Alexandre Monteiro.
A expectativa do MP é que o novo concurso público contemple diferentes cargos e níveis de escolaridade. A lista de funções e requisitos, porém, ainda não foi apresentada.
O anúncio do novo concurso MP AP foi realizado no dia 26 de junho, durante a cerimônia de posse de três novos servidores aprovados no edital de 2021.

MP AP empossa aprovados no último concurso público
(Foto: MP AP)
Com esse ato, o Ministério Público do Amapá conclui a convocação de todos os aprovados do 4º concurso público, iniciado em 2021, em meio à pandemia da Covid-19.
Inicialmente, o edital previa poucas vagas imediatas, mas ao longo dos últimos quatro anos, 50 aprovados foram chamados.
O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!
À espera do concurso, MP AP tem 382 cargos vagos
De acordo com o Portal da Transparência, o MP do Amapá dispõe atualmente de 382 cargos vagos, distribuídos da seguinte forma:
- técnico ministerial: 289 vagas; e
- analista ministerial: 93 vagas.
O cargo de técnico exige o nível médio e tem salário inicial de R$5.861,38.
Já o analista requer nível superior e tem iniciais de R$7.978,05.
Saiba como foi o último concurso MP AP para servidores
Em 2021, o Ministério Público do Amapá publicou o edital do último concurso para ingresso em cargos da área de Apoio.
Quem tem ensino médio completo pôde se inscrever a seis oportunidades de técnico ministerial – auxiliar administrativo.
No nível superior, foram abertas quatro vagas para analista ministerial, sendo uma para área de Psicologia, duas para Serviço Social e uma para Tecnologia da Informação (TI).
Com organização do Cebraspe, o concurso foi composto por provas objetivas e discursivas. Foram cobradas 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos.
Houve ainda avaliação de títulos apenas para analista ministerial.
