Novo concurso MP AP para servidores tem comissão formada

Comissão do novo concurso MP AP é formada para o edital da área de Apoio. Banca já está em definição, de acordo com o procurador-geral de Justiça.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:30/07/2025 às 10:03
Atualizado em:30/07/2025 às 10:30

O Ministério Público do Amapá deu mais um passo rumo à realização do seu novo concurso MP AP, com vagas para o quadro de servidores efetivos. O processo avança com a formação da comissão organizadora.


O grupo é composto por seis servidores, que deverão conduzir o levantamento dos cargos e, em seguida, o processo de escolha da banca organizadora.


Confira, a seguir, a composição da comissão do concurso MP AP:

  • Nicolau Eládio Bassalo Crispino – Subprocurador-Geral de Justiça – Presidente;
  • Christie Damasceno Girão – Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça;
  • José Villas Boas Tabosa Júnior – Assessor Técnico;
  • Benedito do Carmo Almeida – Assessor de Planejamento e Contratações;
  • Ricardo Barbosa Silva – Gerente da Divisão de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida no Trabalho;
  • Tânia Cilene da Silva Araújo – Gerente da Divisão de Cadastro.

Até o momento, o órgão não divulgou quantas vagas serão ofertadas nem quais carreiras serão contempladas.


Concurseiro do Norte, vem com a gente! Receba notícias direto no WhatsApp sobre concursos da sua região e do Brasil. Acesse aqui!

Concurso MP AP está em fase de escolha da banca

O procurador-geral de Justiça do Amapá, Alexandre Monteiro, anunciou oficialmente a realização do novo concurso MP AP para servidores.


Segundo ele, o edital está em fase de preparação, com a contratação da banca organizadora em andamento.


A instituição contratada ficará responsável por receber as inscrições do concurso, além de aplicar as provas aos candidatos. De acordo com o procurador-geral, a previsão é que os exames ocorram no primeiro semestre de 2026.

"O processo licitatório para contratação da banca organizadora do novo concurso está em andamento. Nossa expectativa é realizar as provas no primeiro semestre de 2026”, informou Alexandre Monteiro. 

A expectativa do MP AP é de que o novo concurso contemple diferentes cargos e níveis de escolaridade. A lista de funções e requisitos, no entanto, ainda não foi divulgada.


O anúncio do novo concurso foi realizado no dia 26 de junho, durante a cerimônia de posse de três novos servidores aprovados a partir do edital de 2021.


Inicialmente, o edital previa poucas vagas imediatas, mas, ao longo dos últimos quatro anos, 50 aprovados foram chamados.


No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!

Comissão é formada e novo concurso MP AP terá edital para servidores

(Foto: Divulgação)

Sem novo concurso, MP AP possui quase 400 cargos vagos

Conforme dados do Portal da Transparência, o MP do Amapá possui, atualmente, 382 cargos vagos, que estão distribuídos da seguinte forma:

  • técnico ministerial: 289 vagas; e
  • analista ministerial: 93 vagas.

O cargo de técnico exige o nível médio e tem salário inicial de R$5.861,38. Já o analista requer nível superior e conta com iniciais de R$7.978,05.

Veja como foi o último concurso MP AP para servidores

O último concurso para servidores do Ministério Público do Amapá foi realizado em 2021, com oferta de vagas para cargos da área de Apoio.


Para candidatos com ensino médio completo, foram disponibilizadas seis vagas no cargo de técnico ministerial – auxiliar administrativo.


Já no nível superior, o edital trouxe quatro oportunidades para analista ministerial, distribuídas entre as especialidades de Psicologia (1 vaga), Serviço Social (2 vagas) e Tecnologia da Informação (1 vaga).


A seleção foi organizada pelo Cebraspe e contou com provas objetivas e discursivas. No total, os candidatos responderam a 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos.


Além disso, os concorrentes ao cargo de analista passaram por uma avaliação de títulos, etapa exclusiva para esse nível de escolaridade.

Clique e saiba mais!

Carregando...