Concurso MP BA: banca é definida para edital de assistente e analista
Novo concurso MP BA para assistente técnico-administrativo e analista técnico terá o Instituto Consulplan como organizador. Veja!
Autor:
Publicado em:13/10/2022 às 14:55
Atualizado em:13/10/2022 às 14:55
O Instituto Consulplan foi escolhido para organizar o novo concurso para cargos da área de apoio do Ministério Público da Bahia (MP BA). A dispensa de licitação para contratação da banca foi publicada no Diário da Justiça do Estado desta quinta-feira, 13.
De acordo com a dispensa, o concurso MP PA será para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para os seguintes cargos:
Assistente técnico-administrativo;
Analista Técnico.
A carreira de assistente técnico-administrativo tem como requisito o ensino médio completo. Já para analista técnico é exigido nível superior em áreas que serão especificadas no edital.
Como organizador, o Instituto Consulplan será responsável por receber as inscrições do concurso em seu site. Além de viabilizar e aplicar as etapas, como provas objetivas.
O próximo passo será a assinatura do contrato entre o MP da Bahia e a banca. Com isso, será possível finalizar os detalhes do concurso, como o cronograma, para a publicação do edital.
O MP BA ainda não revelou um prazo para a abertura da seleção. Caso os trãmites ocorram de forma rápida, é possível que, pelo menos, o edital seja disponibilizado ainda este ano.
O órgão também prepara concurso para promotores de justiça. Nesse caso, os preparativos ainda estão em estágio inicial. Uma comissão foi formada para verificar o número de vagas, elaborar o edital e contratar a banca organizadora.
O cargo de promotor de justiça tem como requisitos: Bacharelado em Direito e três anos de atividade jurídica exercida após a conclusão do curso superior. Conforme o Portal da Transparência do MP da Bahia, a remuneração inicial dos promotores de justiça substitutos é de R$27.098,07.
Último concurso MP BA para área de apoio foi em 2017
Desde 2017, o Ministério Público da Bahia não realiza concursos para área de apoio. O último edital trouxe a oferta de 61 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Nível médio: 50 vagas
Assistente Técnico – Administrativo
Nível superior: 11 vagas
Analista Técnico – Estatística
Analista Técnico – Letras Vernáculas
Analista Técnico – Meio Ambiente/Engenharia Florestal
Analista Técnico – Meio Ambiente/Engenharia Sanitária
Analista Técnico – Pedagogia
Analista Técnico – Psicologia
Analista Técnico – Serviço Social
Analista Técnico – Tecnologia
O concurso foi composto por provas objetivas e redação, sendo a primeira com 60 ou 70 questões, de acordo com o cargo.
As disciplinas foram divididas em Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico) e Específicos (Direito Administrativo, Legislação Aplicável ao Ministério Público e Noções Administrativas).
Para o nível superior, além dessas etapas mencionadas, os candidatos passaram por avaliação de títulos.