Novo concurso MP BA para servidores tem comissão formada

Ministério Público da Bahia inicia preparativos para um novo concurso MP BA e tem comissão organizadora formada para edital em 2022.

Autor:
Publicado em:25/03/2022 às 12:31
Atualizado em:25/03/2022 às 12:31

O Ministério Público do Estado da Bahia formou uma comissão organizadora e iniciou preparativos para um novo concurso MP BA para servidores. O edital deve ser divulgado ainda em 2022, mas sem data confirmada ou prazo estimado.

A portaria que designa os membros desta nova comissão foi divulgada no Diário Oficial desta sexta-feira, 25, sendo composta por:

  • Thiago Almeida Quadros (promotor) - presidente;
  • Pedro Maia Souza Marques (promotor) - substituto do presidente;
  • Andrea Figueira de Carvalho;
  • Andreia Merces Guimarães;
  • Celso Fernandes Sant'Anna Júnior;
  • Liliane Formigli Noblat;
  • Fabiola Barbosa da Silva Souza;
  • José Rangel Silva Filho;
  • Eliete Viterbo Sá - suplente; e
  • Simone Tourinho Santana - suplente.

De acordo com o documento, a comissão ficará responsável pelo "VI concurso público para o provimento de cargos do quadro de pessoal permanente do Ministério Público da Bahia."

Com comissão formada, o próximo passo é dar início ao processo de escolha da banca. Com a empresa definida, seu contrato será assinado e o edital poderá ser divulgado a qualquer momento.

Fachada do MP BA
Concurso do MP BA é anunciado e tem comissão formada
(Foto: TCE BA)

Quais serão os cargos ofertados?

A portaria que designa os membros da comissão não informa quais serão os cargos ofertados, mas indica que este será o VI concurso público do MP BA para o quadro permanente. Dessa forma, está confirmado que as chances serão para servidores, na área de apoio.

Isso porque o último concurso MP BA para servidores foi o quinto (V) e este próximo seguirá a sequência de editais. Portanto, espera-se que os cargos sejam semelhantes.

Naquele edital, de 2017, as oportunidades foram para assistente e analista técnico, com vagas para candidatos de níveis médio e superior.

O assistente exigia apenas o nível médio, enquanto que o analista proporcionou oferta para graduados em vária áreas, sendo: Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Estatística, Engenharia Sanitária e Florestal, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação. 

Como foram as etapas do último concurso MP BA?

Ainda não se sabe, também, como os candidatos serão avaliados. Mas, ao que tudo indica, a estrutura deve ser mantida e, com isso, os candidatos poderão ser avaliados pelas mesmas fases do edital anterior.

Em 2017, foram aplicadas provas objetivas e redação, sendo a primeira composta por 60 ou 70 questões, de acordo com o cargo.

As disciplinas foram  divididas em Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico) e Específicos (Direito Administrativo, Legislação Aplicável ao Ministério Público e Noções Administrativas).

Para o nível superior, além dessas etapas mencionadas os candidatos ainda passaram por avaliação de títulos.