Concurso MP ES tem página criada para edital da área de Apoio

Com página criada, novo concurso MP ES pode ter avanços. Edital a ser publicado trará vagas para servidores, em cargos administrativos. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:25/08/2025 às 13:30
Atualizado em:25/08/2025 às 14:09

Está praticamente tudo encaminhado para a publicação do edital do novo concurso MP ES, com vagas para a área de Apoio. A página da seleção já foi criada pelo órgão.


O Ministério Público do Espírito Santo disponibilizou em seu portal oficial o link referente ao concurso de servidores, que já possui banca contratada e conta com edital iminente.


No site do MP, o status do concurso aparece como "Em breve". Ainda não há data definida para a publicação, mas, com mais essa etapa concluída, a expectativa é de que o lançamento não demore.

A seleção é aguardada há quase dois anos, desde a formação da comissão em outubro de 2023.


Ao longo de 2024, os trâmites avançaram e a banca foi oficialmente definida. Porém, os preparativos acabaram estagnando. No início deste ano, o Ministério Público capixaba respondeu ao Qconcursos Folha Dirigida sobre a seleção:

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) informa que a Comissão de Concurso de Servidores da instituição está trabalhando junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa contratada para realização do certame, na elaboração do concurso público para cargos da carreira administrativa. Ainda não há previsão para a publicação do edital nem aplicação das provas, assim como data de ingresso dos aprovados", informou em nota.

O concurso será destinado a cargos da carreira Administrativa, mas o detalhamento das vagas ainda não foi divulgado.


No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!

Com banca definida, edital do concurso MP ES já pode ser publicado

(Foto: Governo ES/Divulgação)

Banca do concurso MP ES já está definida

Um dos indícios de que o edital do concurso MP ES está próximo é que o contrato com a Fundação Getulio Vargas (FGV) está assinado desde dezembro do ano passado.


O extrato da contratação foi publicado no Diário Oficial do próprio Ministério Público, o que confirma que o vínculo entre as partes está em vigor.


Vale destacar que, em maio do ano passado, antes da oficialização da banca, o então procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, chegou a afirmar que o edital poderia ser divulgado ainda em 2024. No entanto, a previsão não se concretizou.

"Então, nós já estamos com um processo de realização de concurso público em andamento, para servidores. E será realizado nos próximos meses. Nós vamos, paulatinamente, fortalecer a atuação do Ministério Público com esses servidores que virão", afirmou Berdeal. 

Confira mapas mentais de Língua Portuguesa prontos e organizados. Baixe gratuitamente aqui!

Criação de cargos favorece concurso MP ES

Ainda não foram divulgados os detalhes sobre os cargos que serão contemplados no próximo concurso MP ES para a área de Apoio.


A expectativa, porém, é de um número expressivo de oportunidades. Isso porque, em junho de 2023, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, sancionou a lei que ampliou o quadro de servidores do Ministério Público estadual, criando 778 cargos efetivos.


A nova legislação estabeleceu:

  • 34 vagas para agente especializado;
  • 143 vagas para agente técnico;
  • 601 vagas para agente de apoio/função administrativa.

O cargo de agente de apoio, de nível médio, será responsável pelas funções administrativas do órgão. Já os postos de agente técnico e agente especializado exigem formação superior em áreas específicas.


Entre os cargos criados para a carreira de agente especializado, estão:

  • analista de experiência do usuário (UX);
  • analista de infraestrutura;
  • analista de segurança da informação;
  • analista de sistemas;
  • cientista de dados e inteligência de negócios;
  • engenheiro de dados;
  • médico (clínico geral, do trabalho e psiquiatra).

No caso do agente técnico, a lei contemplou profissionais de diversas áreas, como:

  • administrador, arquiteto, arquivista, assistente social, contador e economista;
  • antropólogo, bibliotecário, biólogo, estatístico e historiador;
  • enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, médico veterinário e psicólogo;
  • engenheiros (civil, agrônomo, de produção, de segurança do trabalho e mecânico);
  • profissionais de TI: desenvolvedor, DevOps, operador de infraestrutura, operador de redes e telecomunicações, suporte ao usuário, governança de TI e qualidade/testes de software; e
  • outras funções como pedagogo, atuarial e logística.

Com a criação desses cargos, a tendência é que o próximo edital ofereça diversas oportunidades para diferentes perfis profissionais.


Resolva provas anteriores do concurso MP ES e teste seus conhecimentos antes do edital!

Clique e saiba mais!

Carregando...