Com a previsão de vagas na área de Apoio, o concurso MP ES teve sua banca organizadora definida.
De acordo com o extrato de contratação divulgado no Diário Oficial do próprio órgão, a seleção será organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Com a previsão de vagas na área de Apoio, o concurso MP ES teve sua banca organizadora definida.
De acordo com o extrato de contratação divulgado no Diário Oficial do próprio órgão, a seleção será organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Com a definição da organizadora, a expectativa agora recai sobre a publicação do edital, que trará as principais informações do concurso, como a distribuição das vagas, carreiras contempladas, períodos de inscrição e, principalmente, as etapas de seleção.
Vale destacar que, em entrevista concedida no mês de maio, o procurador-geral do Estado, Francisco Berdeal, mencionou a possibilidade do edital ser divulgado ainda este ano.
"Então, nós já estamos com um processo de realização de concurso público em andamento, para servidores. E será realizado nos próximos meses. Nós vamos, paulatinamente, fortalecer a atuação do Ministério Público com esses servidores que virão", afirmou Berdeal.
Apesar de ainda não contar com o quantitativo de vagas definido, a expectativa é que o concurso MP ES ofereça um alto número de oportunidades.
Isso se deve ao fato de que, em junho de 2023, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, sancionou a lei que criou 778 cargos efetivos no quadro de servidores do Ministério Público estadual.
Com a publicação da lei, foram criados 34 cargos efetivos para agente especializado, 143 para o quadro de agente técnico e 601 cargos efetivos para agente de apoio/função administrativa.
Para o cargo de agente de apoio/função administrativa, o requisito é o nível médio completo. Já para agente especializado e agente técnico, exige-se nível superior em áreas específicas.
Para o quadro de agente especializado foram criados os seguintes cargos:
Para a carreira de agente técnico, as vagas criadas foram para os cargos de: administrador; antropólogo; arquiteto; arquivista; assistente social; atuarial; logística; bibliotecário; biólogo; contador; desenvolvedor; DevOps; economista; enfermeiro; agrônomo; engenheiro civil; engenheiro agrônomo; engenheiro civil; engenheiro de produção; engenheiro de segurança do trabalho.
Além de engenheiro mecânico; estatístico; fisioterapeuta; governança de TI; historiador; Inovação; médico veterinário; nutricionista; operador de infraestrutura; operador de redes e telecomunicações; pedagogo; psicólogo; qualidade e testes de software; e suporte ao usuário.
De acordo com o Portal da Transparência do Ministério Público do Espírito Santo, o vencimento inicial dos cargos variam de R$2,6 mil a R$9,4 mil. Veja:
Ainda dá tempo de vencer a concorrência e garantir a sua vaga nos concursos. Acesse aqui e confira!
Concurso MP ES tem banca definida para novo edital
(Foto: Lissa de Paula/ALES)
Um concurso para o Ministério Público do Espírito Santo não ocorre desde 2013. Portanto, novos editais para ingresso de servidores na área de Apoio estão em falta há mais de dez anos.
Na última seleção, foram ofertadas 93 vagas, nos cargos de agente de apoio, de nível médio, e agente de promotoria, técnico e especializado, de nível superior.
Confira a divisão dos cargos e especialidades:
Agente de Apoio
Agente de Promotoria
Agente Técnico
Agente Especializado
A banca organizadora responsável pela seleção foi a Fundação Vunesp.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo disciplinas de: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação e Informática.
Além de Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Processual Penal e Conhecimentos Específicos.
O concurso contou ainda com análise de títulos, para os cargos de nível superior.