Banca do concurso MP MG será eleita no dia 8. Edital em fevereiro!
A banca examinadora do concurso MP MG será eleita na próxima segunda-feira, dia 8. O edital está previsto para sair ainda este mês.
Autor:
Publicado em:04/02/2021 às 08:11
Atualizado em:04/02/2021 às 08:11
Após a Folha Dirigida obter a informação de que o processo de escolha da banca do concurso MP MG está em andamento, o órgão divulgou que a eleição ocorrerá na próxima segunda-feira, 8. O edital está previsto para fevereiro.
A informação foi confirmada pelo próximo Ministério Público de Minas Gerais, que publicou no Diário do órgão a pauta da 1ª sessão ordinária Conselho Superior para o exercício de 2021.
Ela ocorrerá na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, às 14h. Entre as tarefas da pauta, consta:
► Eleição da Banca Examinadora para o LVIII Concurso para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. (art. 33, inciso V e art. 77 da Lei Complementar nº 34/94).
E, de acordo com o professor e promotor do MP MG, Fernando Abreu, a publicação do edital de abertura está prevista para fevereiro. Que presentão de carnaval, hein!
Mas, ainda não há uma data definida para que o edital possa ser divulgado. Este será apenas o primeiro de uma sequência de dois editais para a carreira de promotor. A informação foi confirmada ainda em 2020.
Vale lembrar que o edital do concurso MP MG para promotor é aguardado desde 2020, quando chegou a ser dado como 'pronto' e a poucos dias de ser divulgado. Mas, atrasou por conta da transição de biênio.
"As carências são grandes e precisamos suprir as áreas que estão sem promotores de justiça"."
Já entrevistado por Folha Dirigida, o promotor e professor, Fernando Abreu, disse por meio de suas redes sociais que os editais deverão ser publicados em dois momentos, sendo: um no primeiro semestre e outro no segundo.
Mas, o procurador não estimou prazos para a publicação desses editais, tampouco falou sobre quantas vagas serão ofertadas.
Concurso MP MG: etapas do edital anterior serão mantidas
A banca examinadora começou a ser escolhida após a comissão ter sido formada para o concurso de promotor. A previsão é de que o próximo edital venha na mesma estrutura dos anteriores, tendo em vista o regulamento adotado pelo órgão.
As etapas de seleção devem ser as seguintes:
1ª Etapa: Prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório; 2ª Etapa: Provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório; 3ª Etapa: Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental; além de sindicância da vida pregressa e investigação social; de caráter subsidiário 4ª Etapa: Provas orais, de caráter eliminatório e classificatório; 5ª Etapa: Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A primeira prova é composta por uma prova preambular, ou objetiva, contendo 80 questões. Essas, são divididas de acordo com os quatro grupos temáticos a seguir, sendo 20 perguntas para cada. Cada uma valeu 0,5 pontos.
Grupo I:
Direito Constitucional;
Direito Eleitoral;
Direito Administrativo;
Direito Financeiro e Tributário.
Teoria Geral do Ministério Público (Leis Orgânicas: Doutrina. Legislação.)
Grupo II:
Direito Penal e criminologia;
Direito Processual Penal.
Grupo III:
Direito Civil;
Direito Processual Civil.
Grupo IV:
Direito Material Coletivo;
Direito Processual Coletivo.
O que é necessário ter para participar?
Para concorrer ao cargo de promotor será necessário ter nível superior em Direito e, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica. O número de vagas a serem oferecidas ainda não foi confirmado pelo órgão.
De acordo com o edital do último concurso, os subsídios iniciais para carreira são de R$30.404,42. Os selecionados ainda deverão fazer jus a benefícios.
Prepare-se com a Folha Cursos
Você quer estudar para concursos e não sabe como? O seu concurso dos sonhos saiu e você está perdido na preparação?
A Folha Cursoschegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!