Nos próximos dias ou a qualquer momento o termo de contrato deve ser publicado em Diário Oficial confirmando a escolha da instituição para organizar o concurso para a principal carreira do órgão.
Além disso, já foi publicado no Diário Oficial do MP MG o edital que convoca os membros do órgão que desejam fazer parte da banca examinadora. Os interessados têm um prazo de dois dias úteis para manifestar o interesse, por meio de e-mail.
O edital ainda não tem data definida para ser publicado, mas, tendo em vista a celeridade nos procedimentos, não deve demorar.
Solicitado pelo procurador, concurso MP MG tem regulamento aprovado
Nas últimas semanas, o MP MG aprovou o regulamento do concurso MP MG para promotor. O documento não revela o quantitativo das vagas, mas confirma informações relevantes do edital.
Veja o regulamento na íntegra!
Requisitos e ganhos da carreira
Para concorrer ao cargo de promotor será necessário ter nível superior em Direito e, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica.
A carreira de promotor do MP MG tem ganhos iniciais de R$30.404,42.
Etapas de seleção
- Primeira etapa – uma prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
- Segunda etapa – quatro provas escritas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Terceira etapa – de caráter subsidiário, com as seguintes fases:
-> sindicância da vida pregressa e investigação social;
-> exame de higidez física e mental;
-> exame psicotécnico.
- Quarta etapa – quatro provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
- Quinta etapa – avaliação de títulos, de caráter classificatório.
MP MG terá concurso para promotor e já tem banca definida, com regulamento aprovado.
(Foto: Divulgação)
Prazo de validade
O prazo de validade do concurso será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, contado da data da publicação da homologação do resultado final.
Em fevereiro deste ano, o próprio procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, solicitou a realização de um novo concurso para a carreira por falta de aprovados na edição anterior. Ele disse:
"Foram 57 os aprovados na 2a fase do concurso do @MPMG_Oficial: 54 na lista ampla e 5 negros, destes, 3 já estavam na ampla. Haverá um prazo para recurso ainda, ou seja, a lista pode aumentar. Determinei, de toda forma, as providências para um novo concurso, já que eram 100 vagas."
O edital, portanto, deve ofertar a quantidade de vagas não preenchidas mais os cargos que ficaram vagos durante este período.