Tramita na Assembleia Legislativa (Alesp) uma emenda que prevê o remanejamento de recursos para o provimento de 100 cargos no Ministério Público de São Paulo. Dessa forma, podendo favorecer a realização de concursos MP SP de servidores.
Esta emenda é complementar ao Projeto de Lei nº 578/2022, que orça a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício de 2023.
Se for aprovada, ela visará o provimento de 100 cargos administrativos, contemplando as seguintes carreiras:
- Oficial de Promotoria;
- Auxiliar de Promotoria;
- Analista de Promotoria;
- Analista Jurídico;
- Analista Técnico Científico.
A boa notícia é que o órgão tem concurso MP previsto para as carreiras acima e preparativos avançados. Portanto, o avanço dessa emenda daria ainda mais celeridade ao processo.
(Foto: Divulgação)
Concurso MP SP: comissão é formada para três cargos
No final de setembro, o Ministério Público formou uma comissão para avançar nos preparativos de concurso MP SP para três dos cargos acima, são eles:
- analista de promotoria I;
- oficial de promotoria I; e
- analista técnico-científico.
A portaria criou equipes multiprofissionais e designa os membros que farão parte deste grupo.
Inclusive, para analista de promotoria e oficial de promotoria a banca organizadora já está definida e contratada. A seleção será comandada pela Fundação Getulio Vargas.
Oferta de vagas do concurso MP SP
No concurso MP SP de oficial de Promotoria I, será necessário nivel médio completo e a seleção visará formar cadastro de reserva - podendo ser usado durante todo o prazo de validade.
As chances serão para a capital, Grande São Paulo, litoral e interior. A carreira proporciona vencimentos iniciais de R$4.935,88, mais benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-transporte.
Para analista de Promotoria I, serão disponibilizadas cinco vagas efetivas na capital. A oferta será dividida em:
- uma para psicólogo;
- uma para assistente social; e
- três para médicos (psiquiatra, médico do trabalho e clínico geral).
Para concorrer será preciso ter curso de nível superior. Os aprovados deverão cumprir jornada de trabalho de 40 horas por semana.










