Após assinar o contrato com o Cebraspe, para organização do seu novo concurso MP TO, o Ministério Público do Tocantins confirmou que as provas serão aplicadas no início de 2024.
O prazo foi divulgado no domingo, 26, em vídeo nas redes sociais do órgão. Para que as provas ocorram no começo do próximo ano, o edital deve ser publicado ainda em 2023. A oferta será para cargos da área de Apoio.
No total, serão 54 vagas para cargos dos níveis médio (técnico ministerial e técnico ministerial especializado) e superior (analista ministerial especializado).
Ainda será formado um cadastro de reserva, em que os aprovados poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso. Os salários chegam a R$10.056,33.
O servidor também fará jus aos benefícios de auxílio-alimentação e do Programa de Assistência à Saúde Suplementar (PASS).
Como o Cebraspe foi contratado como o organizador do concurso, ele ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, incluindo as provas objetivas.
Ministério Público do Tocantins prepara concurso para área de Apoio
(Foto: Divulgação)
Este é o segundo concurso público anunciado pelo MP do Tocantins em menos de dois anos, sendo o último realizado em 2022, destinado ao preenchimento do cargo de promotor de Justiça.
De acordo com o MP TO, o Cebraspe foi também a banca organizadora do concurso para promotor, cujas seis etapas ocorreram dentro do prazo estabelecido no edital, sem intercorrências.
Veja lista de cargos e especialidades do concurso MP TO
A seguir, confira a divisão dos cargos do concurso por especialidades e requisitos:
Nível médio
- técnico ministerial - assistente administrativo: 20 vagas;
- técnico em contabilidade: 4 vagas;
- técnico em eletricidade: 1 vaga;
- técnico em informática: 9 vagas;
- técnico em fotografia: 1 vaga; e
- técnico em telecomunicações: 1 vaga.
Nível superior
- analista de sistemas: 2 vagas;
- administração de banco de dados: 1 vaga;
- administração de infraestrutura de tecnologia da informação: 1 vaga;
- administração de segurança de redes: 1 vaga;
- assistente social: 2 vagas;
- arquiteto e urbanista: 1 vaga;
- biblioteconomista: 1 vaga;
- ciências contábeis: 2 vagas;
- engenheiro civil: 1 vaga;
- jornalista: 1 vaga;
- letras: 1 vaga;
- odontologia: 1 vaga;
- pedagogia: 1 vaga; e
- psicólogo: 2 vagas.
Os cargos a serem preenchidos e a quantidade de vagas disponíveis foram definidos por uma comissão, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, conforme análise das demandas e de aspectos relacionados à responsabilidade fiscal e financeira.
Para Luciano Casaroti, o ingresso de mais servidores nos quadros do MP TO é necessário pelo aumento da demanda que, entre os anos de 2021 e 2022, superou a marca de mais de 500 mil movimentações só na esfera judicial.
“Essa é a quantificação do trabalho que o MP TO desenvolve em favor do cumprimento das leis, ao promover a defesa dos interesses da sociedade e dos direitos indisponíveis ao cidadão”, disse o presidente da comissão.
Saiba como foi o último concurso MP TO para área de Apoio
Para área de Apoio, o último concurso MP TO ocorreu em 2012. Organizado pela banca Copese, o edital disponibilizou 81 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva para diversos cargos de níveis médio e superior.
As chances foram para motorista profissional, oficial de diligências, técnico ministerial e analista ministerial.
Os candidatos, na época, foram avaliados por uma única etapa: prova objetiva. Foram cobrados conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Legislação Pertinente ao Ministério Público do Estado do Tocantins e Noções de Direito; e
- Conhecimentos Específicos.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!