Concurso MPMG: cronograma é alterado e muda datas da segunda etapa
O Ministério Público do Estado de Minas Gerais retificou o cronograma do concurso para promotor e terá provas em fevereiro.
Autor:
Publicado em:14/01/2020 às 08:40
Atualizado em:14/01/2020 às 08:40
O cronograma do concurso MP-MG para o cargo de promotor foi retificado. O documento com as novas datas foi divulgado no site do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e em breve estará disponível no site da banca.
A principal mudança foi nas datas de realização das provas especializadas, que estavam previstas para 8 e 9 de fevereiro. Agora, os aprovados na fase anterior serão avaliados nos dias 15 e 16, do mesmo mês.
A mudança no cronograma deve ter sido em função da retificação nos resultados das provas objetivas, que já foram republicados no site da banca, a Fundep. Isso aconteceu após uma nova questão ter sido anulada, totalizando três.
O novo cronograma também prevê que as provas orais serão realizadas entre 17 a 30 de junho e nos dias 1º e 2 de julho. A publicação do resultado final e a homologação do concurso pelo Conselho Superior deverá acontecer no dia 29, também de julho.
Concurso MP-MG terá outras três etapas
De acordo com o edital de abertura, as provas especializadas - de segunda etapa - serão realizadas das 8h às 11h e de 14h às 17h, em local a ser divulgado pelo Ministério Público.
Nesse dia, os candidatos realizarão uma peça processual ou dissertação sobre um tema abrangido pelo programa, que valerá quatro pontos. Os concorrentes ainda farão uma prova discursiva, com três questões dissertativas, valendo dois pontos cada.
Haverá, ainda, outras três etapas que poderão eliminar ou classificar, de acordo com o rendimento do candidato, sendo:
3ª Etapa: Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental; além de sindicância da vida pregressa e investigação social; de caráter subsidiário
4ª Etapa: Provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
5ª Etapa: Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Concurso MP-MG tem ganho de R$30,4 mil
O edital de abertura do concurso MP-MG visa preencher 50 vagas mais formação de cadastro para o cargo de promotor de justiça substituto. Para concorrer, é necessário o curso de bacharelado em Direito e, pelo menos, três anos de atividade jurídica.
As contratações serão sob o regime estatutário, que garante a estabilidade. A carreira proporciona uma remuneração inicial de R$30.404,42. A prova objetiva foi composta por 80 questões, divididas de acordo com os quatro grupos temáticos a seguir, sendo 20 perguntas para cada:
Grupo I:
Direito Constitucional;
Direito Eleitoral;
Direito Administrativo;
Direito Financeiro e Tributário;
Teoria Geral do Ministério Público (Leis Orgânicas: Doutrina; Legislação).
Grupo II:
Direito Penal e criminologia;
Direito Processual Penal.
Grupo III:
Direito Civil;
Direito Processual Civil.
Grupo IV:
Direito Material Coletivo;
Direito Processual Coletivo.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!