Concurso MPU: aprovado conta como se preparou para passar
Aprovado no concurso MPU, Claudio Gomes dá dicas de estudo e diz como se organizou para atingir o objetivo. Veja os detalhes!
Papo de concurseiro
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:13/11/2024 às 17:00
Atualizado em:13/11/2024 às 16:22
Com a proximidade de um novo concurso MPU para técnicos e analistas, estar bem preparado e com os estudos organizados é fundamental. Por isso, criar uma rotina de preparação com ajuda qualificada pode ser um caminho.
Ter uma rotina organizada é o primeiro passo para quem deseja ser aprovado. O planejamento antecipado permite que o candidato comece a estudar antes mesmo da publicação do edital.
Isso garante mais tempo para assimilar os conteúdos e se preparar para possíveis mudanças nas disciplinas cobradas.
Além disso, estudar de forma estratégica pode ser um grande diferencial. Aproveitar conhecimentos de matérias já estudadas para outros concursos é uma excelente maneira de otimizar o tempo e aumentar as chances de aprovação.
Muitos conteúdos cobrados no concurso MPU, por exemplo, também aparecem em outros editais, o que pode facilitar a preparação.
Para facilitar a preparação, a reportagem da QConcursos Folha Dirigida conversou com Claudio Gomes, aprovado no último concurso MPU e atualmente mentor no QConcursos.
“Matérias comuns a diversos concursos são grandes aliadas. No cargo de analista em Direito, por exemplo, o conteúdo abrange quase todo o campo jurídico. Isso permite aproveitar os estudos para tribunais como STM, TST e outros regionais”, destaca Claudio.
Para o cargo de técnico do MPU, ele ressalta que candidatos podem usar como base editais de outros concursos, como o da Polícia Federal (ainda sem autorização) e o concurso PC DF Administrativo, cuja inscrição terminou no último dia 12.
“Para técnico, matérias administrativas, como as cobradas nos cargos de agente administrativo da Polícia Federal ou da Polícia Civil do Distrito Federal, podem ser conciliadas. O MPU é uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público. Com uma boa preparação de médio a curto prazo, é possível conquistar uma ótima colocação”, explica Claudio.
Aprovado no concurso MPU de 2018, Claudio revela que o Ministério Público da União não era sua primeira opção. Contudo, surgiu como uma alternativa interessante devido aos conteúdos em comum com o que ele já vinha estudando.
Antes disso, Claudio também participou dos concursos do TRT RJ e TRT SP, uma vez que seu foco inicial eram as seleções da Justiça do Trabalho.
"Então, eu pensei: 'vou tentar esse concurso e, depois, outros concursos de TRTs vão sair, e eu consigo aproveitar quase todo o conteúdo'. Minha ideia era continuar fazendo TRTs", disse o aprovado do MPU.
No entanto, ele não contava com a sua primeira reprovação, por isso, continuou focado no TRT SP e, mesmo com outros editais saindo na época, decidiu não desviar do foco.
"Quando fiz a prova do TRT SP, consegui ser aprovado, mas com uma classificação muito baixa. Por isso, minha redação nem chegou a ser corrigida. Apesar de ter alcançado o mínimo exigido, isso não garante nada. É fundamental estar entre os melhores colocados, especialmente em concursos que exigem a correção da redação como uma das etapas eliminatórias", disse.
Foi a partir desse momento que Cláudio percebeu a necessidade de ampliar suas opções. Já havia construído uma boa base em diversas disciplinas, o que possibilitava tentar concursos além dos TRTs.
De acordo com ele, ao iniciar os estudos voltados para a área de Tribunais, é viável se aventurar em provas de Ministérios Públicos, sejam estaduais ou o MPU, devido à semelhança dos conteúdos cobrados.
Aprovado no concurso MPU, Cláudio Gomes também é mentor no Qconcursos
(Foto: Divulgação/Qconcursos)
Concurso MPU: 'estudei com ênfase nas matérias Administrativas'
Já com uma base sólida, nas disciplinas de Direito, adquirida durante sua preparação para os concursos TRT, Claudio Gomes percebeu que a transição para o concurso do MPU não seria tão complicada, já que muitas matérias eram comuns.
Ele relata que optou por dar maior ênfase às disciplinas da área Administrativa.
"Decidi tentar o MPU primeiro porque era um concurso nacional, e eu não queria viajar para fazer provas devido aos recursos financeiros limitados. Então, precisei escolher cuidadosamente quais provas faria fora do meu estado. Além disso, o concurso incluía matérias que eu já havia estudado e outras que, embora ainda não tivesse visto, poderiam ser aproveitadas em seleções futuras. Vi no MPU uma oportunidade de ganhar mais bagagem para outros concursos," disse Cláudio.
A preparação para o concurso do MPU durou cerca de dois meses. Segundo ele, foi um período de transição direta, saindo das reprovações anteriores e começando um novo ciclo de estudos.
Ele detalha como organizou suas prioridades na escolha das matérias:
"Basicamente, só mudei o foco e comecei a estudar para o MPU, priorizando as disciplinas que eu ainda não tinha estudado. Dei muito mais ênfase às matérias Administrativas, porque elas não haviam sido cobradas em outros concursos para os quais me preparei. Eu já tinha me dedicado a Constitucional, Administrativo, Trabalho e Processo do Trabalho, mas nunca tinha estudado matérias Administrativas. Quando saiu o edital do MPU, surgiu a necessidade de entender e aprender esses conteúdos," explicou.
Com essa rotina, conseguiu ser aprovado com uma boa classificação no concurso do MPU, em 2018, para o cargo de técnico.
Concurso MPU 'foi minha primeira boa aprovação', diz mentor
Cláudio, que atualmente também atua como mentor do Qconcursos, diz que considera o resultado do MPU como a sua "primeira boa aprovação", mesmo tendo sido o terceiro concurso prestado e o segundo a ser aprovado.
Ele pontua que ter um bom planejamento é fundamental e faz toda a diferença.
Inclusive, ele deixa como sugestão para quem ainda não começou que ainda dá tempo de iniciar, principalmente pelo fato do edital ainda não ter sido publicado.
Quem se antecipa certamente leva vantagem sobre os demais concorrentes que esperam.
"Para quem está começando agora, mesmo que você pense 'ah, não dá tempo', você vai conseguir ver muita coisa, vai conseguir aprender muito conteúdo. Tem que tentar o MPU, porque é um concurso de nível nacional, é um concurso que não vai te exigir que você saia da sua cidade, do seu estado, e é uma oportunidade que não vai se repetir, pelo menos, nos próximos cinco anos, até acabar a validade e depois eles abrirem um novo concurso. Então, não há motivos para você não fazer a prova do MPU", recomenda o mentor do Qconcursos.
A dica que ele deixa para os candidatos é começar o quanto antes. Para quem vai ter o primeiro contato com os conteúdos, comece com os últimos editais e depois vá se aprimorando.
"A cada semana, e quando sair o edital, você faz mais alguns ajustes, intensifica a sua preparação para que chegue muito bem ao dia da prova. Isso vai te fazer conquistar um bom resultado. Talvez não seja o resultado que você queira, se você está começando agora, mas vai ser um bom resultado, e isso vai te permitir estudar ou fazer outras provas".
Prepare-se para o concurso MPU com a mentoria do QC
Após mais de 20 aprovações e várias nomeações, o mentor do Qconcursos compartilha sua experiência e trajetória para ajudar quem busca a aprovação no concurso MPU.
Claudio começou sua jornada ajudando familiares e amigos próximos, até se tornar mentor oficial do Qconcursos, onde orienta candidatos a otimizar seus estudos com planejamento personalizado.
Na mentoria, o candidato recebe um cronograma de estudos adaptado ao seu material e à sua rotina, seja com PDF's ou vídeo-aulas.
Além disso, são oferecidos encontros semanais e acompanhamento contínuo, garantindo que o mentorado não perca tempo e siga o caminho certo para a aprovação.
"Na nossa mentoria, você vai saber exatamente o que estudar, de segunda a sábado, sem precisar se preocupar com a organização do seu plano de estudos", comenta Cláudio.
Ao participar da mentoria, o candidato terá um direcionamento claro e um apoio constante para aumentar as chances de sucesso, com reuniões ao vivo e um grupo de alunos engajados no mesmo objetivo.
Assim que o edital do MPU for publicado, as turmas da mentoria estarão prontas para ajudar na preparação de forma estratégica e eficiente.
"A mentoria é fundamental para muita gente, não necessariamente para todos, mas quem estiver na mentoria vai ter uma excelente preparação e vai chegar em um nível de competir por vagas no concurso do Ministério Público da União", finaliza o mentor.