O Ministério Público da União (MPU) publicou nesta sexta-feira, 17, o edital de remoção interna para técnico de Administração e analista em Direito. Estão disponíveis 190 vagas em todo país.
A remoção interna consiste na possibilidade de os próprios servidores do MPU mudarem de lotação, conforme a disponibilidade e preferência.
É comum que os órgãos façam essa seleção interna antes da nomeação de aprovados de um concurso público. Os cargos que, mesmo com o edital de remoção, continuam vagos são disponibilizados aos aprovados nos concursos (ao público externo).
Dessa forma, a abertura da remoção interna pode contribuir para novas nomeações de técnicos e analistas aprovados no último concurso MPU, aberto em 2018 e ainda válido.
Nesta seleção de remoção interna, há 89 vagas disponíveis para analista de Direito em todos os ramos do MPU: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Militar.
Já para técnico do MPU/Administração são 101 vagas em aberto para lotação nos quatro ramos do órgão.
Saiba como foi o último concurso MPU, realizado em 2018
O último concurso para ingresso no MPU teve oferta para o cargo de técnico de administração, que exige apenas o ensino médio completo.
Foram disponibilizadas vagas também para analista em Direito, que requer o nível superior na área. A oferta total foi de 47 chances, porém o órgão formou um cadastro de reserva com cerca de 7 mil aprovados em todo país.
As remunerações variaram de R$7.772,80 a R$12.169,89. Todos os candidatos no concurso MPU foram avaliados por provas objetivas. Apenas os participantes a analista em Direito também realizaram exames discursivos.
A seleção está com o prazo de validade suspenso em decorrência da pandemia. O prazo voltará a ser contado em janeiro de 2022.
O processo seletivo ficará válido até setembro, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos. Durante esse período, mais nomeações poderão ser feitas pelo órgão.
Estude para concursos com a Folha Cursos!
Orçamento de 2022 propõe 229 provimentos para o MPU
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022, em discussão no Congresso Nacional desde agosto, propõe 73.640 vagas em concursos públicos para o próximo ano. Desse total, 229 são para ingresso no Ministério Público da União (MPU).
Tais provimentos podem ser utilizados para convocação de aprovados no último concurso MPU, ainda válido, ou para abertura de novo processo seletivo.
Em janeiro do ano passado, a Procuradoria Geral da República afirmou que trâmites para um novo concurso MPU tinham sido iniciados. A estimativa era que o edital fosse divulgado ainda em 2020.
Com isso, o órgão esperava repor as aposentadorias que aumentaram, sobretudo após a Reforma da Previdência. Os próximos passos seriam o levantamento de cargos e vagas necessárias para preenchimento e a formação da comissão organizadora.
Os preparativos, no entanto, foram adiados porque os esforços foram centrados na pandemia da Covid-19. Ainda assim, o órgão informou à Folha Dirigida que o novo concurso e a recomposição dos quadros continuam no radar.