Concurso MPU: novo edital deve ficar para 2021, aponta SindMPU
De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores do órgão, o novo concurso MPU deve ocorrer apenas no primeiro semestre de 2021
Autor:
Publicado em:25/05/2020 às 14:15
Atualizado em:25/05/2020 às 14:15
O Ministério Público da União (MPU) pode deixar para 2021 a realização do novo concurso MPU para área de apoio. A previsão foi passada pelo diretor do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), Adriel Gael, em vídeo publicado nesta segunda-feira, 25, no Youtube.
Em reunião com o representante do sindicato, o secretário-geral adjunto do MPU, Eitel Santiago, confirmou o interesse em realizar novo concurso. Porém, com o avanço do Coronavírus no país, o órgão não teria tempo hábil para preparar a seleção em 2020.
“Existia sim a vontade da Administração de realizar o concurso este ano, mas com esse cenário de pandemia, a previsão é que o concurso ocorra no primeiro semestre de 2021”, apontou Gael após reunião com Eitel Santiago.
Outros órgãos federais postergaram a abertura de seleções em decorrência do Coronavírus para garantir a segurança dos candidatos. Como por exemplo, o Senado. A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também foi adiada.
Diante disso, não haveria cenário favorável ou propício para realizar o concurso do MPU. O diretor do Sindicato do órgão também teria conseguido uma informação de bastidor que reforçaria o adiamento da seleção.
De acordo com ele, o Cebraspe estava cotado como banca organizadora. Porém, não teria mais data para aplicação de provas no segundo semestre. O que também inviabilizaria que as avaliações para ingresso no MPU fossem ainda em 2020.
A boa notícia, segundo Adriel Gael, é que o concurso deve acontecer no próximo ano. Uma vez que será o último de Augusto Aras à frente da Procuradoria Geral da República (PGR). “Ele não vai passar pela gestão sem realizar concurso do Ministério Público da União”, disse o diretor do SindMPU.
FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da PGR para confirmar as informações. O setor, até o momento, não se posicionou oficialmente.
A Procuradoria Geral da República informou à reportagem que o os trâmites para o novo concurso MPU foram iniciados. Em janeiro, a expectativa era que o edital fosse divulgado ainda este ano.
“Há sim uma perspectiva de que seja realizado concurso para servidores ainda em 2020. Essa informação já foi oficializada pela Secretaria-Geral do Ministério Público da União. O objetivo é repor vagas originárias, sobretudo, de aposentadorias, que aumentaram após a Reforma da Previdência. Embora as providências para que os concursos possam ser realizados já estejam sendo tomadas, não é possível - neste momento - apontar a quantidade bem como a distribuição das vagas existentes”, consta em nota enviada em janeiro.
A próxima fase para o concurso MPU é a nomeação oficial da comissão organizadora, responsável pelos trâmites até o edital. O que inclui a contratação da banca.[tag_teads]
O Ministério Público da União realizou, há quase dois anos, o último concurso para efetivos do MPU. O edital teve a oferta foi de 47 vagas para técnico de administração e analista em Direito.
Todos os concorrentes foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. No mesmo dia, apenas os inscritos a analista em Direito também realizaram avaliação discursiva.
Resumo novo concurso MPU:
Órgão: Ministério Público da União
Vagas: não reveladas
Cargos: área de apoio, com especialidades a confirmar
De acordo com o diretor do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão, Adriel Gael, a criação do tribunal, prevista no projeto de lei 5.919/2019, implicará na abertura da Procuradoria Regional da República da 6ª Região (PRR6), com sede em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
O projeto para a PRR6, em análise na Câmara dos Deputados, propõe a criação de 18 cargos de procuradores regionais da República e 57 postos efetivos (39 técnicos e 18 analistas). Além de 18 comissionados e 18 funções de confiança, gerando impacto de R$ 21 milhões ao orçamento anual do Ministério Público da União.
Dessa maneira, teria a prerrogativa de chamada de aprovados no concurso MPU 2018 e abertura de nova seleção para cargos que não tem resultado em validade.
“Se esse projeto for aprovado, o MPU, mais especificamente o MPF (Ministério Público Federal) terá que criar a Procuradoria Regional da República da 6ª região. O que pode indicar a nomeação de aprovados do concurso de 2018”, pressupõe Adriel Gael.
Conforme o projeto, a unidade da Procuradoria Regional deverá ser consolidada no prazo de 90 dias a contar da instalação do TRF6.