Suspensão do TC DF poderá afetar o concurso PC DF? Diretor responde!
Diretor-geral da Polícia Civil do DF pede paciência e responsabilidade, citando o lockdown. Veja como isso pode afetar as provas da PCDF!
Autor:
Publicado em:03/03/2021 às 09:09
Atualizado em:03/03/2021 às 09:09
Na última terça-feira, 2, mais um edital foi suspenso, adiando a aplicação das provas. Estamos falando do Tribunal de Contas do Distrito Federal. E, com essa decisão, será que as tão aguardadas provas do concurso PC DF podem ser afetadas?
Assim que a portaria foi publicada no Diário Oficial e confirmou a suspensão do concurso TC DF, o diretor-geral da PC DF, Robson Cândido, publicou em suas redes sociais um print de uma matéria do Jornal Metrópoles, sobre o assunto.
Isso foi capaz de levantar a curiosidade dos candidatos, que comentaram disparadamente perguntando sobre o concurso da PCDF e se aquela publicação seria algum indício de que algo estaria por vir.
Algumas horas depois, o chefe da corporação fez outra postagem, dessa vez sobre o crescimento da média móvel de mortes por covid-19. E, nos comentários, ele escreveu:
"Temos que ter paciência e responsabilidade na condução de um certame tão esperado para PCDF e tb para os candidatos. Estamos em lockdown no DF"
A reportagem da Folha Dirigida entrou em contato com a Polícia Civil do Distrito Federal para saber se há indícios de uma nova suspensão. Mas, até o fechamento dessa matéria, não obteve retorno.
Candidatos pedem posição imediata sobre concurso PCDF
Mesmo com o diretor-geral da Polícia Civil do DF tendo pedido paciência, isso não foi capaz de acalmar os candidatos, pelas redes sociais.
Os concorrentes, que vivem um longo dilema, desde 2020, com a indefinição sobre a aplicação das provas da PC DF, suplicam urgência e imediatismo em qualquer decisão.
Veja alguns comentários de candidatos:
"Se é pra suspender que seja logo.. não aguentamos mais despesas com passagens e hospedagem.... Chega a beirar o irrazoável."
"Melhor anunciar logo o adiamento das provas. É um tiro atrás do outro."
"Lamentável, chefe. Melhor adiar isso aí mesmo."
"O jeito que o DG dá indicações pra nós candidatos é curioso hahaha . tomara que caso seja novamente suspenso , seja feito com antecedência para evitar prejuízos. ta osso esse bota casaco , tira casaco."
"A prova tem que ser adiada senhor Diretor."
"Suspende logo a PCDF e não fique dando esperança aos candidatos."
Concurso PC DF: provas foram remarcadas para abril
Os exames foram remarcados para o mês de abril, como bem cogitou o diretor-geral, Robson Cândido, sendo nas seguintes datas:
10 de abril - escrivão de polícia;
11 de abril - agente de polícia.
Assim como aconteceria antes da suspensão, os exames serão realizados em um mesmo final de semana, em datas seguidas. O concurso é organizado pelo Cebraspe.
O comunicado publicado no Diário Oficial também indica que, como previsto, as provas objetiva e discursiva terão quatro horas e meia de duração, com a divulgação das consultas aos locais de prova a partir do dia 1º de abril.
O que vai cair nas provas dos concursos PC DF?
Confira abaixo o que vai cair em cada prova, que contará com 120 questões no modelo Certo ou Errado, tradicional da banca:
Escrivão de polícia
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Matemática e raciocínio lógico
Agente de polícia
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Legislação
Matemática e Raciocínio Lógico
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Estatística
Contabilidade
Editais PC DF somam 2,1 mil vagas
A Polícia Civil do DF teve dois editais de concursos publicados, sendo eles para os cargos de agente e escrivão, ambos de nível superior. A oferta confirmada é de 2.100 vagas.
A maior demanda é para o agente, com 1.800, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro, que poderá ser preenchido durante todo o prazo de validade de dois anos, podendo chegar a quatro. Já o escrivão, soma 300 chances, sendo todas para provimento imediato. Todas as oportunidades são para graduados.
Além disso, ambas as carreiras pedem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.
É importante destacar que tanto o escrivão quanto agente proporcionam uma remuneração inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78. Com as progressões, o policial passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.
Prepare-se para o concurso PC DF com a Folha Cursos
Você já conhece a Folha Cursos? Acabe com todos os seus problemas e dificuldades de estudo. Aqui você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!