Para o especialista, o Cebraspe é uma banca que realmente cobra o conhecimento do candidato - abordando bem as questões. Ele explica, ainda, que ela sabe exigir do candidato o conhecimento atrelado da sua aplicação.
Quer saber mais e ter outras dicas? O professor ainda falou sobre quantos itens deverão ser cobrados e quais os principais itens dessa disciplina. Vamos conferir!
Especialista aponta número de questões de Estatística
De acordo com o edital de abertura, a primeira etapa do concurso PC DF será composta por provas objetivas e discursiva. Ambas terão caráter eliminatório e classificatório. A primeira terá 120 questões.
Questões essas que serão divididas em conteúdos de Conhecimentos Básico e Conhecimentos Específicos, com a seguinte divisão:
Como você pôde reparar, o edital trouxe o total de questões por grupo, mas não especificou quantos itens serão em cada disciplina. Mas, o professor Padilha estima que serão cobradas dez perguntas em Estatística.
O seu palpite foi com base no concurso da Polícia Federal. Ele explica, ainda, que é uma disciplina com um programa extenso e que os candidatos precisam focar conforme as duas partes, a descritiva e a inferencial.
Ele ainda comenta que é preciso saber a parte descritiva para ter uma boa base na parte inferencial. Segundo ele, boa parte do edital, cerca de 90% é inferencial, mas que precisa do conhecimento da descritiva. Uma complementa a outra.
Quais tópicos devem ser cobrados na prova de Estatística?
O professor aponta para os candidatos alguns tópicos que têm sido muito recorrentes em provas do Cebraspe. Ele ainda opina de acordo com as partes, sendo três itens na descritiva e sete na inferencial.
Veja alguns tópicos apontados pelo professor:
distribuição de probabilidade
técnicas e tipos de amostragem
medidas de tendência central
dispersão
assimetria e
curtose
O professor ainda comenta o tópico de intervalo de confiança que, segundo ele, foi bem recorrente no último concurso da Polícia Federal. Além desse, traz ainda o teste de hipótese como tópico importante a ser tratado e não negligenciado.
Por fim, ele cita análise de variação. Segundo ele, a parte inferencial é a parte mais complexa para que o aluno tenha um conhecimento mais além e consiga responder a maioria dessas questões.
É importante o aluno treinar para que ele possa se acostumar com a linguagem da banca. O Cebraspe tem uma linguagem um pouco mais elaborada, mais sofisticada e usa muitos termos técnicos. Além disso, não posso deixar de citar a correlação e regressão linear, um ponto a mais com relação aos conteúdos que vai acontecer da parte inferencial."
Professor orienta para os estudos no concurso PCDF
O professor ainda dá mais dicas para ajudar na preparação dos candidatos. Sobre conteúdo referencial e provas anteriores que podem servir de base, ele cite o TJ Pará, além de outras da área fiscal e de controle, realizadas pelo Cebraspe dem 2018 e 2019.
Josimar indica que o candidato deve ser firme nos estudos, principalmente na parte descritiva. Ele aconselha que já comece a pegar nos tópicos desde já e que pratique fazendo questões da própria banca.
Outra dica que ele deixa é procurar conceitos concretos, pois já ajudam a analisar o item como um todo e você pode nem precisar depender dos cálculos.
"É só treinar, é só praticar, fazer questões da banca, procurar os conceitos corretos, procurar a aplicação deles e também não ficar maluco. Nada de ficar desesperado, porque está difícil para todo mundo. Faça muitas questões, refaça pois elas podem cair novamente ou com uma pegada similar."
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!