Ibaneis confirma novo lockdown e concurso PC DF pode ser afetado
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, confirmou um novo lockdown a partir desta segunda, 1º de março. Provas da PC DF ameaçadas!
Autor:
Publicado em:26/02/2021 às 10:08
Atualizado em:26/02/2021 às 10:08
Um novo lockdown no Distrito Federal foi confirmado oficialmente pelo governador Ibaneis Rocha. A medida é novamente em função dos aumentos de casos da Covid-19 e, com isso, a realização das provas dos concursos PC DF podem ser afetadas.
O anúncio de Ibaneis foi oficializado na última quinta-feira, 25, e confirmado nesta sexta-feira, 26, pela Agência Brasil.
Ibaneis justifica que não queria ter tomado essa decisão, mas não viu outra opção a não ser tomar medidas mais fortes. O governador destacou, ainda, que a taxa de ocupação dos leitos já chegou em 92%.
O novo lockdown será aplicado das 20h às 05h. Segundo a Agência Brasil, ainda não há detalhes sobre a data de vigência das restrições, bem como o prazo e as medidas cautelares ou proibições.
Mas, já se sabe que a decisão foi fundamentada em uma recomendação técnica da Secretaria de Saúde do DF. A Agência Brasil também garante que o Distrito Federal ainda não identificou casos de infecção por variantes do novo coronavírus.
Provas do concurso PC DF podem ser afetadas pelo lockdown
Possivelmente, o novo lockdown anunciado pelo Governo do DF deve impactar diversos concursos públicos. Isso porque, ao jornal Metrópoles, Ibaneis pontuou que irá “fechar tudo, exceto serviços essenciais”.
Além disso, certamente haverá a proibição de grandes eventos durante esse períodos. Entre eles, a realização de provas de concursos públicos.
E, caso este lockdown permaneça por longo tempo, é possível que afete a realização das provas dos concursos PC DF, confirmadas para o mês de abril, em dois dias seguidos.
Os exames serão realizados em um mesmo final de semana, em datas seguidas. O concurso é organizado pelo Cebraspe. O comunicado publicado no Diário Oficial indica que as provas objetiva e discursiva terão quatro horas e meia de duração, com a divulgação das consultas aos locais de prova a partir do dia 1º de abril.
A Polícia Civil do DF e o Cebraspe até o momento não se manifestaram sobre a decisão do governador e uma possível nova reviravolta nessa novela que envolve a aplicação das provas.
Lockdown também pode atrasar retomadas de editais
Além de não permitir a aplicação das provas do concurso PC DF, o novo lockdown ainda poderá afetar a retomada dos concursos DF. O governo anunciou reunião com as bancas e poderia viabilizar este processo tão logo os órgãos fossem contatados.
Em resposta à reportagem da Folha Dirigida, o Governo do Distrito Federal informou que seriam realizadas reuniões com as bancas organizadoras esta semana.
"O Governo do Distrito Federal informa que iniciará, na próxima semana, uma rodada de reuniões com as bancas organizadoras dos concursos suspensos para discutir a possibilidade de retomada dos processos", disse.
Ainda não se sabe se o encontro com as instituições, de fato, aconteceu. Mas, a intenção do governo seria viabilizar os seguintes concursos ainda paralisados, sendo eles:
O Governo do DF, no entanto, ressaltou que a realização de reuniões com as bancas organizadoras não garante a retomada dos concursos, tampouco possíveis datas de realização de suas provas.
A Secretaria de Economia lembra que a Lei Complementar nº 173/2020 e a Lei Distrital nº 6.662/2020 suspenderam os prazos de validade dos concursos públicos homologados e vigentes no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Distrito Federal, durante a vigência do Estado de Calamidade Pública, voltando a contar no primeiro dia útil após 31 de dezembro de 2021. Assim, tais concursos terão sua validade estendida, possibilitando a utilização dos bancos de aprovados para suprir eventuais carências que venham a ocorrer após 31/12/2021.
O governo ainda falou sobre novos concursos, que poderão ser realizados após o fim deste prazo que veda contratação de novos servidores. De acordo com o GDF:
"Sobre os novos concursos públicos para recomposição dos quadros de pessoal dos órgãos do GDF, a serem realizados após o fim da vedação de contratação de novos servidores, serão realizados caso não haja banco de aprovados e necessidade da Administração Pública, sempre em observâncias às restrições impostas pela Lei Complementar nº 173/2020."
Estude para concursos com a Folha Cursos
Você quer acelerar os seus estudos? Chegou a hora de conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!