Mesmo retomado, concurso PC DF deve ser concluído apenas em 2022
Corporação não deve seguir a mesma linha ágil de PF e PRF, que pretendem nomear ainda este ano. Concurso PC DF terá provas em abril.
Autor:
Publicado em:05/02/2021 às 10:36
Atualizado em:05/02/2021 às 10:36
Na segunda-feira, 1º, a Polícia Civil do Distrito Federal comunicou a retomada dos concursos PC DF para agente e escrivão. No entanto, mesmo sem ter divulgado o calendário completo de eventos, a seleção deve ser concluída apenas em 2022.
E, se seguir o mesmo prazo entre os eventos que tinha no edital de abertura, o resultado final do concurso fica previsto para sair entre março e maio de 2022.
A partir disso, fica uma reflexão importante com este cenário: a Polícia Civil do Distrito Federal tratará este concurso com agilidade para ter os novos policiais o mais rápido possível?
A discussão precisa girar em torno de prioridades e prazo de suspensão. Por mais que Polícia Civil já tivesse anunciado, inicialmente, que as etapas de seleção serão longas e com diversas turmas, isso poderá ser revisto.
Por diversos fatores:
a necessidade de repor um efetivo já defasado e há anos sem concurso;
o longo prazo em que o concurso ficou suspenso;
a logísitica de receber candidatos no DF a cada mês para realização das etapas em meio à pandemia.
Ainda não se sabe qual será a estratégia adotada pela corporação, já que o novo calendário completo não foi divulgado. Mas, provavelmente ela deve seguir o edital de abertura e permanecer com longas datas entre um evento e outro.
Vale lembrar que caberá, também, ao Cebraspe analisar a viabilidade dessas aplicações, tendo em vista que pegou outros concursos importantes neste tempo, como: PF, PRF e Depen.
Espelhado na PF e PRF, concurso PC DF seguirá por outros caminhos
Mais que isso, além do Depen, ele ainda justificou como exemplo e motivação a abertura dos concursos da PF e da PRF, que tiveram editais divulgados recentemente e recebem inscrição.
Porém, mesmo que o governo do DF e a corporação tenham se motivado nos concursos federais da Segurança, também organizados pelo Cebraspe, a corrida pela convocação não deverá ser a mesma.
Tanto PF quanto PRF já deixaram claro que pretendem correr com todas as etapas, por isso, marcaram provas para março, com o objetivo de nomear os primeiros policiais ainda em 2021, no segundo semestre.
A prioridade das corporações federais são grandes, pensando unicamente na questão do efetivo e com apoio do governo federal. E olha que PF e PRF tiveram concursos em 2018, apenas há três anos.
O que vai cair nas provas dos concursos PC DF?
Confira abaixo o que vai cair em cada prova, que contará com 120 questões no modelo Certo ou Errado, tradicional da banca:
Escrivão de polícia
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Matemática e raciocínio lógico
Agente de polícia
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Legislação
Matemática e Raciocínio Lógico
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Estatística
Contabilidade
Editais da PC DF somam 2.100 vagas
A Polícia Civil do DF já teve dois editais de concursos publicados, sendo eles para os cargos de agente e escrivão, ambos de nível superior. A oferta confirmada é de 2.100 vagas.
Dessas, a maior demanda é para o agente, com 1.800, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro, que poderá ser preenchido durante todo o prazo de validade de dois anos, podendo chegar a quatro.
No cargo de escrivão, a corporação oferece 300 chances, sendo todas para provimento imediato. Todas as oportunidades são para graduados.
Além disso, ambas as carreiras pedem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.
É importante destacar que tanto o escrivão quanto agente proporcionam uma remuneração inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78. Com as progressões, o policial passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.
Estude para o concurso PC DF com a Folha Cursos
A Folha Cursoschegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!