Concurso PC DF: diretor anuncia reunião com o Cebraspe para definição
Previstas para abril, as provas dos concursos PC DF podem sofrer nova suspensão. O diretor-geral anunciou uma reunião com a banca. Veja!
Autor:
Publicado em:16/03/2021 às 11:49
Atualizado em:16/03/2021 às 11:49
Os candidatos do concurso PC DF parecem viver em um looping infinito. Previstas para abril e com o Distrito Federal apresentando novos casos de Covid-19, as provas correm o risco de serem novamente adiadas.
Uma reunião marcada para esta terça-feira, 16, poderá definir o futuro das duas seleções: para agente e escrivão.
O evento foi anunciado pelo diretor-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido, por meio das redes sociais. O chefe da corporação comunicou que, nesta tarde, a PC DF e o Cebraspe se reunirão para tratar do assunto.
"Bom dia!
Nesta tarde a Escola Superior de Policia Civil/PCDF vai se reunir com o CEBRASPE para deliberações acerca dos concursos para agente e escrivão da PCDF. Nos sentimos responsáveis pelos candidatos e por toda a população do DF."
Embora seja por mais uma vez, nos comentários os candidatos já se antecipam e pedem o adiamento das provas. Vale lembrar que os exames estão marcados para 10 e 11 de abril, em datas consecutivas.
Um dos fatores que devem ser mais levados em consideração para esse novo adiamento é o quantitativo de inscritos do concurso PC DF - já que a seleção ultrapassa 100 mil concorrentes nas disputas pelas 2.100 vagas.
Suspensão do concurso TC DF ligou alerta na corporação
Com o aumento de casos de Coronavírus e lotação nos leitos, além do lockdown imposto pelo governo do DF, alguns concursos começaram a suspender suas provas. Isso porque estavam proibidas as realizações de grandes eventos.
A Polícia Civil do DF teve dois editais de concursos publicados, sendo eles para os cargos de agente e escrivão, ambos de nível superior. A oferta confirmada é de 2.100 vagas.
A maior demanda é para o agente, com 1.800, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro, que poderá ser preenchido durante todo o prazo de validade de dois anos, podendo chegar a quatro. Já o escrivão, soma 300 chances, sendo todas para provimento imediato. Todas as oportunidades são para graduados.
Além disso, ambas as carreiras pedem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.
É importante destacar que tanto o escrivão quanto agente proporcionam uma remuneração inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78. Com as progressões, o policial passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.
Mais de 100 mil inscritos para agente e escrivão
A banca confirmou a demanda de inscritos dos. O concurso PC DF de agente registrou mais de 105 mil candidaturas.
Dessa forma, a Polícia Civil do DF passa a contabilizar mais de 150 mil pessoas concorrendo aos dois concursos, já que escrivão tem uma concorrência de mais de 52 mil candidatos, já confirmada pelo Cebraspe.
Ampla concorrência ⇒ 88.894 ≈ Concorrência: 197,54 candidatos por vaga
Pessoas com deficiência ⇒ 864 ≈ Concorrência: 28,80 candidatos por vaga
Candidatos negros ⇒ 15.528 ≈ Concorrência: 129,40 candidatos por vaga
Além disso, em resposta à Justiça durante a briga pela retomada do concurso, a banca também confirmou que mais de 70 mil candidatos, unindo os dois concursos, são de fora de Brasília.
24.641 inscritos no cargo de escrivão; e
47.518 inscritos no cargo de agente.
Prepare-se para o concurso PC DF com a Folha Cursos
Você já conhece a Folha Cursos? Acabe com todos os seus problemas e dificuldades de estudo. Aqui você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!