Adiados em março, os concursos PC DF podem estar batendo à porta novamente. O diretor-geral da Polícia Civil, Robson Cândido, disse que trabalha para realizar as seleções.
A expectativa é para que um novo cronograma seja divulgado em breve e confirme a nova data de provas do agente e do escrivão.
"Boa noite!!! Estamos trabalhando para realização dos concursos da PCDF."
O chefe da Polícia Civil do Distrito Federal aproveitou o domingo agitado de provas da PF para falar sobre os concursos da PC DF, que foram adiados em março e estão sem previsão de retomada.
E não demorou muito para os candidatos começarem a especular um mês para a nova data das provas. Os mais especulados pelos inscritos são agosto e setembro.
(Foto: Reprodução/Instagram)
Provas do concurso PC DF estavam marcadas para abril
Os comunicados de suspensão dos concursos PC DF foram emitidos pela banca organizadora, o Cebraspe. Uma reunião ocorreu na tarde daquele dia para definir o futuro do concurso.
Os candidatos, no entanto, já se mostravam favoráveis ao adiamento das avaliações. Um dos motivos pode ser a grande concorrência, que já atinge mais de 100 mil inscritos.
Agora, de acordo com o documento divulgado pela banca, a decisão do adiamento foi tomada em razão das medidas restritivas adotadas em decorrência da pandemia de Covid-19.
Os exames estavam agendados para o próximo mês, nos dias 10 e 11 de abril. Enquanto as novas datas não saem, fique ligado nesta matéria e confira tudo o que você precisa saber sobre o concurso PC DF!
Editais do concurso PC DF somam 2,1 mil vagas
A Polícia Civil do DF teve dois editais de concursos publicados, sendo eles para os cargos de agente e escrivão, ambos de nível superior. A oferta confirmada é de 2.100 vagas.
A maior demanda é para o agente, com 1.800, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro, que poderá ser preenchido durante todo o prazo de validade de dois anos, podendo chegar a quatro. Já o escrivão, soma 300 chances, sendo todas para provimento imediato. Todas as oportunidades são para graduados.
+ Concurso PC DF apoio: novo edital é autorizado e diretor comemora
Além disso, ambas as carreiras pedem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.
É importante destacar que tanto o escrivão quanto agente proporcionam uma remuneração inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78. Com as progressões, o policial passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.
Concurso PC DF tem mais de 100 mil inscritos para agente e escrivão
O concurso PC DF de agente tem mais de 105 mil candidaturas. A Polícia Civil do DF tem mais de 150 mil pessoas concorrendo aos dois concursos, já que escrivão tem uma concorrência de mais de 52 mil candidatos, já confirmada pelo Cebraspe.
- Ampla concorrência ⇒ 88.894
≈ Concorrência: 197,54 candidatos por vaga
- Pessoas com deficiência ⇒ 864
≈ Concorrência: 28,80 candidatos por vaga
- Candidatos negros ⇒ 15.528
≈ Concorrência: 129,40 candidatos por vaga
Além disso, em resposta à Justiça durante a briga pela retomada do concurso, a banca também confirmou que mais de 70 mil candidatos , unindo os dois concursos, são de fora de Brasília.
- 24.641 inscritos no cargo de escrivão; e
- 47.518 inscritos no cargo de agente.














