TC DF suspende posse dos aprovados do concurso PC DF de agente

O concurso PC DF, para o cargo de agente, sofreu mais uma suspensão e não poderá empossar os aprovados para o cargo de agente. Entenda o motivo!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:22/01/2024 às 13:37
Atualizado em:22/01/2024 às 13:36

A posse dos aprovados no cargo de agente de polícia do concurso PC DF está suspensa por determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC DF).


A decisão foi tomada após o órgão identificar supostas irregularidades na seleção, sobretudo na nomeação dos candidatos que concorreram às vagas destinadas às Pessoas com Deficiência (PcD).


O TC DF suspendeu a posse dos aprovados em sessão plenária realizada na última quarta-feira, 17, com determinação do conselheiro Manoel Paulo de Andrade Neto, relator do processo.

"O Tribunal de Contas do DF apura supostas ilegalidades praticadas pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) no âmbito do processo seletivo para o preenchimento de vagas no cargo de Agente de Polícia, Terceira Classe, da Carreira de PCDF, referente ao Edital Normativo nº 01/2020 – PCDF", disse o órgão, em nota.

O comunicado oficial já consta no site da Polícia Civil do Distrito Federal. A corporação revela que a decisão do tribunal não afeta a posse dos nomeados para a carreira de escrivão.


O Tribunal de Contas não especificou quais seriam as "supostas ilegalidades".


Essa não é a primeira vez que o concurso da PC DF para o cargo de agente é suspenso. Desde 2020, quando o edital foi publicado, a seleção passou por várias paralisações e o cronograma foi alterado inúmeras vezes.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!

Polícia Civil DF suspende posse dos agentes por decisão do TC DF

(Foto: Divulgação)


Fique por dentro dos concursos!

Governador confirma 300 nomeações

Em novembro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, se comprometeu a nomear, pelo menos, 400 aprovados em concursos da Segurança Pública do Distrito Federal, sendo 300 somente na Polícia Civil.


O chamamento iria contemplar ambos os cargos: 200 agentes; e 100 escrivães. Além disso, mais 100 policiais penais também estavam na lista.


A informação foi passada pelo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Wellington Luiz, e publicada em Diário Oficial, após a 93ª Sessão Ordinária da CLDF.

Concurso PC DF ofereceu 2.100 vagas

O concurso PC DF, para agente de polícia, ofereceu 1.800 vagas, sendo 600 imediatas e 1.200 para formação de cadastro de reserva.


Já o edital do concurso PC DF de escrivão trouxe 300 vagas para a carreira. Em ambos os casos, era preciso ter o nível superior completo em qualquer área.


Para concorrer, também era necessário apresentar 18 anos ou mais (sem idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.


A remuneração inicial dos aprovados começará na terceira classe, com iniciais de R$8.698,78. Com as progressões, o valor poderá chegar a R$13.751,51, em ambos os casos.


Com a nova paralisação. e a posse dos aprovados ao cargo de agente suspensa. ainda não se sabe quando os aprovados serão empossados.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!