Concurso PC DF: novo secretário destaca recomposição dos quadros
O governo do DF definiu o novo secretário de Segurança Pública, que destaca a necessidade de contratações nas Forças. Entenda!
Autor:
Publicado em:01/04/2021 às 10:11
Atualizado em:01/04/2021 às 10:11
O Distrito Federal já tem um novo secretário de Segurança Pública. O cargo agora é ocupado pelo delegado da PF, Júlio Ferreira, que destacou a necessidade de contratações nas forças de segurança.
A indicação já foi oficializada no Diário Oficial e Júlio vai assumir o posto que era de Anderson Torres, nomeado como ministro da Justiça e Segurança Pública.
Ferreira já é um nome conhecido do governo do DF, pois já atuava na pasta como secretário-executivo. Ele é bacharel em Direito e dá aulas na Academia Nacional de Polícia Federal.
O novo nome pretende dar continuidade nos trabalhos e lutas por reforços na Segurança Pública do DF, que têm concursos em andamento e previstos nas principais corporações.
Novo secretário destaca necessidade de contratações
Em entrevista ao Jornal Metrópoles na última quarta-feira, 31, o novo secretário de Segurança Pública falou sobre a necessidade de novas contratações. Ele pretende dar andamento às ações de recomposição do quadro das forças de segurança da capital da República.
“A recomposição de todas as forças de segurança é uma necessidade do Distrito Federal. Pretendemos dar andamento a isso e fazer gestões junto ao governador Ibaneis para que, quando houver o respaldo legal, consigamos seguir com esse objetivo”, ressalta o novo titular pasta.
Ele ainda destaca que visa manter os atuais projetos e da atuação em conjunto das polícias Civil e Militar. O objetivo é continuar com os “bons resultados” nos índices de criminalidade no Distrito Federal.
Para isso, terá pela frente a conclusão do concurso PC DF, que encontra-se suspenso, para os cargos de agente e escrivão. Além disso, a realização do concurso da área de apoio para a mesma corporação.
Ele também precisará repor o efetivo da Polícia Militar, que pretende realizar novo concurso para aumentar o quadro, em breve.
Provas do concurso PC DF foram adiadas mais uma vez
Um dos principais desafios do novo secretário será conseguir concluir o concurso da Polícia Civil. Isso porque a seleção foi adiada mais uma vez após novas restrições na capital federal em função da Covid-19.
Após serem retomadas, as provas foram remarcadas para 10 e 11 de abril. Mas, agora serão escolhidas novas datas.
Editais do concurso PC DF somam 2,1 mil vagas
A Polícia Civil do DF teve dois editais de concursos publicados, sendo eles para os cargos de agente e escrivão, ambos de nível superior. A oferta confirmada é de 2.100 vagas.
A maior demanda é para o agente, com 1.800, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro, que poderá ser preenchido durante todo o prazo de validade de dois anos, podendo chegar a quatro. Já o escrivão, soma 300 chances, sendo todas para provimento imediato. Todas as oportunidades são para graduados.
Além disso, ambas as carreiras pedem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.
É importante destacar que tanto o escrivão quanto agente proporcionam uma remuneração inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78. Com as progressões, o policial passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.
Concursos PC DF têm mais de 100 mil inscritos
A banca já confirmou a demanda de inscritos dos concursos PC DF. Para agente, a corporação registrou mais de 105 mil candidaturas.
Com isso, a Polícia Civil do DF passa a contabilizar mais de 150 mil pessoas concorrendo aos dois concursos, já que escrivão tem uma concorrência de mais de 52 mil candidatos, já confirmada pelo Cebraspe.
Ampla concorrência ⇒ 88.894 ≈ Concorrência: 197,54 candidatos por vaga
Pessoas com deficiência ⇒ 864 ≈ Concorrência: 28,80 candidatos por vaga
Candidatos negros ⇒ 15.528 ≈ Concorrência: 129,40 candidatos por vaga
Além disso, em resposta à Justiça durante a briga pela retomada do concurso, a banca também confirmou que mais de 70 mil candidatos , unindo os dois concursos, são de fora de Brasília.
24.641 inscritos no cargo de escrivão; e
47.518 inscritos no cargo de agente.
Prepare-se para o concurso PC DF com a Folha Cursos
Você já conhece a Folha Cursos? Acabe com todos os seus problemas e dificuldades de estudo. Aqui você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!