Concurso PC DF apoio: projeto básico já está sendo elaborado
Em resposta à Folha Dirigida, corporação informa que está elaborando o projeto básico do concurso PC DF apoio para iniciar escolha da banca.
Autor:
Publicado em:04/05/2022 às 13:20
Atualizado em:04/05/2022 às 13:20
A Polícia Civil do Distrito Federal já deu início aos preparativos do concurso PC DF da área Administrativa. A corporação informou à Folha Dirigida que a atual fase é a de elaboração do projeto básico para iniciar o processo de escolha da banca.
Assim que o documento for finalizado, ele deve ser disponibilizado às instituições interessadas. Ele costuma trazer detalhes dos cargos, requisitos, estimativa de inscritos, as etapas de seleção e outros detalhes relevantes.
A corporação informou ainda que não há nenhum prazo ou cronograma definido que indique a proximidade da publicação do edital.
"(...) ainda não há qualquer previsão acerca de datas, organizadoras e comissão responsáveis pela execução dos certames, os quais somente serão divulgados quando da assinatura dos respectivos contratos (também sem prazo para serem pactuados)."
Fica a expectativa para que os preparativos aconteçam de forma ágil para que o edital possa ser divulgado ainda este ano.
Concurso PC DF administrativo foi autorizado com 700 vagas
Após mais de um ano, o concurso PC DF foi finalmente autorizado de maneira oficial e teve a sua oferta revelada. Em março, a portaria autorizativa foi publicada e confirmou 700 vagas para cargos da área de apoio.
Foi confirmado, ainda, que os cargos contemplados serão os de gestor e analista, com a seguinte divisão:
Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis: 60 vagas imediatas + 180 em cadastro de reserva;
Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis: 200 vagas imediatas + 300 em cadastro de reserva;
O cargo de analista é para quem tem o nível médio e conta com ganhos de R$3.360, enquanto o gestor é destinado aos graduados (nível superior), com vencimentos de R$5.070, além dos benefícios.
Das carreiras disponíveis no quadro administrativo da PC DF, apenas o auxiliar não será contemplado. As carreiras de gestor e analista, inclusive, já constam na LDO e têm previsão Orçamentária.
Corporação já recebeu competência para realizar o concurso
A portaria autorizativa, além de confirmar as vagas, também delegou à Polícia Civil as competências necessárias para a realização do concurso público e demais procedimentos visando prover os cargos de gestor e analista.
Inclusive, isso já havia sido solicitado pela PC DF, em ofício enviado à Secretaria de Economia. A Polícia Civil reiterou que o concurso está autorizado, desde março de 2021, e ratifica a previsão no Orçamento anual.
Veja uma parte do texto que consta no ofício enviado pela PC DF:
“Solicito os bons préstimos de Vossa Excelência em delegar competência à Polícia Civil do Distrito Federal para realização do referido certame, uma vez que tal providência se mostra necessária para a continuidade do processo e conveniente do ponto de vista prático, já que é do interesse da corporação a realização do certame em razão das peculiaridades da carreira de Gestão de apoio às Atividades Policiais Civis”.
Em março de 2021, o concurso para o quadro administrativo foi autorizado pela Secretaria de Economia junto com várias outras carreiras. No entanto, faltava uma portaria ser confirmada com o aval oficial e o quantitativo de vagas ser revelado.