Concurso PC DF agente de custódia está 'no forno', diz diretor
Diretor Robson Candido fala sobre os preparativos do concurso PC DF para o cargo de agente de custódia, autorizado com 150 vagas.
Autor:
Publicado em:21/11/2022 às 16:00
Atualizado em:21/11/2022 às 16:00
O diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal trouxe novidades a respeito do concurso PC DF para agente de custódia. Ao que tudo indica, os preparativos estão avançados para esta seleção.
Em resposta a um seguidor pelas redes sociais, o chefe da corporação disse que o edita está "no forno", fazendo alusão de que está sendo preparado, ou seja, bem iminente.
Por ora, não dá para cravar uma data de quando ele será publicado, ainda mais que a corporação precisa primeiro definir a banca. Mas, é um indício de que ele está a caminho e não deve demorar.
Embora o edital esteja 'no forno' e com preparativos adiantados, ele deve ficar para 2023. O concurso de agente de custódia está na lista de previstos para o próximo ano divulgada pelo Governo do Distrito Federal.
Os editais ainda não têm data, mas estão confirmados. Todos os da lista, inclusive, já têm autorização e devem avançar com os trâmites. Além desses, o governo também divulgou quais devem ter provas aplicadas no próximo ano.
Após ter sido autorizado extraoficialmente em agosto de 2021, junto com a carreira delegado, o concurso PC DF de agente de custódia teve a sua portaria autorizativa publicada este ano.
Segundo o documento, o aval é para preencher 150 vagas, sendo 50 imediatas e 100 para formação de um cadastro de reserva. Com isso, PC DF totaliza 300 vagas de novos concursos da área policial, sendo 150 de agente de custódia e 150 para delegados.
Quando foi o último concurso de agente de custódia?
A Polícia Civil do Distrito Federal não realiza concurso PC DF de agente de custódia desde 2004, quando ofertou 66 vagas. A seleção foi realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A carreira exige o nível médio completo. Na época, a oferta foi de R$4.223,73 e os selecionados teriam que cumprir jornada de 40 horas semanais.
Na época, foram cinco etapas de seleção mais o curso de formação, que foi a última fase antes da posse no cargo.