Concurso PC DF da área administrativa soma 1.368 cargos vagos
Com concurso previsto, mas sem data para edital, a Polícia Civil do DF soma mais de 1,3 mil cargos vagos na área administrativa. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:02/02/2023 às 15:15
Atualizado em:02/02/2023 às 15:15
A realização do concurso PC DF para a área administrativa é de suma importância, principalmente para suprir a necessidade do órgão, que não conta com servidores para a carreira de apoio. São mais de 1,3 mil vacâncias.
Pelo Portal da Transparência do Governo do DF consta nenhum cargo ocupado e 1.368 cargos vagos, sendo:
746 cargos vagos de gestor de apoio às atividades policiais civis;
500 cargos vagos de analista de apoio às atividades policiais civis;
122 cargos vagos de assistente de apoio às atividades policiais civis.
O novo concurso PC DF vai ajudar a amenizar essa carência, já que estão autorizadas 700 vagas para as carreiras de gestor e analista. O edital, no entanto, ainda não tem data confirmada para ser divulgado.
Recentemente, o Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou a lista de concursos DF previstos e provas para o próximo ano. O concurso da área de apoio está cotado para acontecer em 2023, mas não tem data definida. A banca ainda precisa ser contratada.
No primeiro semestre de 2022, a PC DF disse à Folha Dirigida que o projeto básico estava sendo elaborado. Mas, até então, o nome da banca ainda não foi confirmado.
Segundo a própria corporação, ainda não há nenhum prazo ou cronograma definido que indique a proximidade da publicação do edital.
"(...) ainda não há qualquer previsão acerca de datas, organizadoras e comissão responsáveis pela execução dos certames, os quais somente serão divulgados quando da assinatura dos respectivos contratos (também sem prazo para serem pactuados)."
Concurso PC DF tem aval para 700 vagas
O novo concurso PC DF já foi autorizado de forma oficial e teve a sua oferta revelada. A portaria autorizativa foi publicada no primeiro semestre do ano passado e confirmou 700 vagas para cargos da área de apoio.
Neste primeiro momento, os cargos contemplados serão os de gestor e analista, com a seguinte divisão:
Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis: 60 vagas imediatas + 180 em cadastro de reserva;
Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis: 200 vagas imediatas + 300 em cadastro de reserva;
O que é preciso para concorrer?
O cargo de analista é para quem tem o nível médio e conta com ganhos de R$3.360, enquanto o gestor é destinado aos graduados (nível superior), com vencimentos de R$5.070, além dos benefícios.
Das carreiras disponíveis no quadro administrativo da PC DF, apenas o auxiliar não será contemplado. As carreiras de gestor e analista, inclusive, já constam na LDO e têm previsão Orçamentária.
PC DF também terá concurso para delegado e agente de custódia
A Polícia Civil também realizará outros dois concursos PC DF, que seão para os cargos de delegado e agente de custódia.
Serão vagas destinadas a preencher 150 vagas de delegado e 150 de agente de custódia. Neste caso, 50 serão imediatas e 100 para a formação de um cadastro de reserva. Ambos já estão autorizados.
Ambos os cargos não têm concursos recentes. Afinal, os editais que estão em andamento são para carreiras de escrivão (2019) e agente (2020).
Para delegado, o último foi em 2014, quando ofertou 100 vagas para a carreira. A seleção foi organizada pela Fundação Universa.