Concurso PC ES está 'na fase de contratação de banca', diz delegado

O governo do Espírito Santo confirma que haverá novo concurso PC ES para delegados. Delegado-geral diz que está escolhendo banca.

Autor:
Publicado em:07/05/2021 às 13:03
Atualizado em:07/05/2021 às 13:03

Boa notícia para quem está esperando o novo concurso PC ES. Ao que tudo indica, a seleção terá vagas para delegado e está com preparativos bem avançados. A informação foi confirmada pelo delegado-geral, por meio do Governo do Estado do Espírito Santo.

Em nota publicada na última quinta-feira, 6, o governo confirma a data do curso de formação dos novos convocados pela corporação.

Em seguida, fala sobre o processo de autorização do novo concurso. O governo do ES cita que o governador Renato Casagrande reiterou a autorização para que possa ser dado início aos trâmites de abertura da nova seleção para delegados.

A boa notícia é que tudo, pelo visto, caminha de forma ágil e a corporação já está na fase de escolha da banca. A informação é do delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Concurso PC ES: governador sanciona lei de ingresso para delegado

Ele afirmou, por meio do governo do ES, que a equipe está tomando as providências para abertura do concurso em 2022. Vale lembrar que as inscrições podem ser abertas em 2022, mas nada impede da PC divulgar o edital ainda este ano,

“Estamos na fase de contratação de banca, para começarmos a elaborar o edital e programar a prova para o ano que vem”, informou.

(Foto: Divulgação/PC CE)
Concurso da PC ES para delegado está com preparativos avançados
(Foto: Divulgação/PC CE)

Governador Renato Casagrande já confirmou o novo edital

Se publicado em 2021 ou 2022 ainda não se sabe, mas o que é certo é que a seleção será realizada. O próprio governador Renato Casagrande já disse em outras oportunidades que vianilizará os editais da PM, Bombeiros e PC.

Em janeiro, ao conceder entrevista, Casagrande disse as perspectivas de novos concursos públicos, e garantiu duas áreas prioritárias: Segurança e Educação.

O governador garantiu que vai contratar novos policiais, dizendo:

"Eu vou abrir concurso para policiais. Aqueles que já estavam abertos nós já iniciamos o curso, e vamos abrir um outro edital em 2021 para policiais. Queremos abrir para professores também em 2021", disse.

Ambas, no entanto, seguem sem informação de quantitativo de vagas. Não se sabe o quanto será autorizado, ou até mesmo se será o mesmo do último concurso.

Mesmo sem o aval, o governador já havia confirmado o edital anteriormente em outras oportunidades. Ainda em dezembro, ele ponderou:

“Nosso desejo é fazer um concurso por ano. Resolvemos esse concurso da polícia civil, militar e bombeiros, reabrimos o concurso de delegado, já que o que estava em andamento não tinha conserto. Vamos fazer concursos para policial militar, civil e bombeiros no ano que vem. Queremos fazer todo ano um pequeno número, para a gente não encontrar mais situações desesperadoras como as que eu encontrei em 2011 e 2019″, disse Casagrande.

Essa fala de Casagrande foi durante sua participação e discurso na Assembleia Legislativa, quando prestou contas do seu mandato. Na época, ele não deu prazo, mas comentou que o objetivo é realizar concurso todo ano, nem que seja para um número pequeno.

PC ES também falou sobre o concurso previsto

A própria Polícia Civil, em resposta à Folha Dirigida, também já falou acerca do novo concurso previsto. Em outubro, a corporação informou que deu início aos preparativos para um possível edital em 2021. 

Em resposta aos questionamentos da reportagem, a corporação informou que a elaboração do concurso está em andamento.

"Polícia Civil informa que a elaboração do concurso público está em andamento, sendo ainda definido o quantitativo de vagas, cargos e salários. A previsão é que o certame seja realizado somente em 2021."

Por que a certeza de vagas para delegado? 
Porque o último concurso, que estava em andamento, foi anulado. Logo, não chegou a chamar aprovados e permanecem as vacâncias dos últimos anos.
Recentemente, inclusive, o deputado Danilo Bahiense (PSL) disse que esteve com o delegado chefe da Polícia Civil, Darcy Arruda, que garantiu o empenho para realizar o concurso para delegado o quanto antes.