Concurso PC ES terá 40 vagas de delegado. Edital até dezembro!
A Polícia Civil do Espírito Santo confirmou à Folha Dirigida que o concurso de delegado terá 40 vagas e o edital sai até o fim do ano.
Autor:
Publicado em:26/05/2021 às 17:09
Atualizado em:26/05/2021 às 17:09
O concurso PC ES para delegado já tem quantitativo de vagas definido e previsão para publicar o edital de abertura. As informações foram confirmadas pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil à reportagem da Folha Dirigida.
A oferta será de 40 vagas efetivas para a carreira. A reportagem recebeu a reposta nesta quarta-feira, 26.
Além disso, a corporação trabalha com o prazo de publicar o edital até o final do ano, ou seja até dezembro. Ainda não há uma data prevista.
Com comissão formada, a próxima etapa ser contratar a banca organizadora. A assessoria confirmou que o processo se dará por meio de um chamamento público, cuja data também não foi informada.
Confira a resposta da PC ES
Comissão organizadora do concurso PC ES está formada
Na última terça-feira, 25, a Polícia Civil do Espírito Santo formou a comissão organizadora do seu próximo concurso PC ES de delegado. O anúncio veio em publicação no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo desta terça-feira, 25.
Joel Lyrio Junior, diretor da Acadepol, é o presidente do grupo, que ainda contará com outros quatro membros, sendo:
Ismael Forattini Peixoto de Lima - (representante da PCES)
Nicolle Santiago de Castro Perúsia - (representante da PCES)
Rafael Amorim Ricardo - (representante da Sesp)
Ana Cláudia Passos Santos Silva - (representante da Seger)
Segundo o documento, competirá à comissão organizadora do concurso:
-> Executar os procedimentos descritos na Norma de Procedimento do Sistema de Administração de Recursos Humanos n.º 18 (NP/SRH 18), quanto às atividades relativas à formalização, execução contratual e realização do Concurso Público em si.
-> Elaborar as manifestações para subsidiar a tomada de decisão pelos respectivos Ordenadores de Despesa.
A vigência da Comissão instituída por esta Instrução de Serviço encerrar-se-á com a homologação do resultado final do Concurso Público ou por ato do Ordenador de Despesas da PCES.
A portaria que institui a comissão organizadora está assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Santos Arruda.
Governador confirma novo edital PC ES de delegado
O governador do Espírito Santo também já confirmou que o concurso PC ES será realizado. Renato Casagrande disse em outras oportunidades que viabilizará os editais da PM, Bombeiros e PC.
Em janeiro, em entrevista, disse as perspectivas de novos concursos públicos, e garantiu duas áreas prioritárias: Segurança e Educação. Ele garantiu que vai contratar novos policiais, dizendo:
"Eu vou abrir concurso para policiais. Aqueles que já estavam abertos nós já iniciamos o curso, e vamos abrir um outro edital em 2021 para policiais. Queremos abrir para professores também em 2021", disse.
Ambas, no entanto, seguem sem informação de quantitativo de vagas. Não se sabe o quanto será autorizado, ou até mesmo se será o mesmo do último concurso.
“Nosso desejo é fazer um concurso por ano. Resolvemos esse concurso da polícia civil, militar e bombeiros, reabrimos o concurso de delegado, já que o que estava em andamento não tinha conserto. Vamos fazer concursos para policial militar, civil e bombeiros no ano que vem. Queremos fazer todo ano um pequeno número, para a gente não encontrar mais situações desesperadoras como as que eu encontrei em 2011 e 2019″, disse Casagrande.
Essa fala de Casagrande foi durante sua participação e discurso na Assembleia Legislativa, quando prestou contas do seu mandato. Na época, ele não deu prazo, mas comentou que o objetivo é realizar concurso todo ano, nem que seja para um número pequeno.
"Polícia Civil informa que a elaboração do concurso público está em andamento, sendo ainda definido o quantitativo de vagas, cargos e salários. A previsão é que o certame seja realizado somente em 2021."
Foram aplicadas provas objetivas e discursivas, em dia 14 de julho, no município de Vitória, capital do Espírito Santo. Naquele mesmo dia, os concorrentes responderam a um total de 120 questões, sendo:
Direito Penal - 25 questões
Direito Processual Penal - 25 questões
Direito Administrativo - 20 questões
Criminologia - 15 questões
Direito Constitucional - 15 questões
Direitos Humanos - 05 questões
Direito Civil - 05 questões
Medicina Legal Judiciária - 05 questões
Legislação Estadual - 05 questões
Entretanto, os critérios de correção do Instituto Acesso, banca organizadora, foram questionados pelos concorrentes. Após vários trâmites judiciais, a Procuradoria Geral do Estado (PGE ES) recomendou que o concurso fosse anulado.
As demais etapas do concurso de delegado não foram realizadas. Elas seriam compostas por exame de aptidão física, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral, avaliação de títulos, comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial, sindicância de vida pregressa e, por fim, um curso de formação profissional.