Concurso PC ES: delegado-geral prevê edital em junho [Exclusivo]

Delegado-geral José Darcy Arruda conversa com Folha Dirigida sobre o concurso PC ES de delegado e revela as expectativas pelo novo edital.

Autor:
Publicado em:19/05/2022 às 17:06
Atualizado em:19/05/2022 às 17:06

Contrato assinado com a banca e quase tudo pronto para um novo concurso PC ES ter o seu edital divulgado.

Mas, o que será que falta para acontecer a publicação? Será que há uma previsão? A Folha Dirigida conversou com o delegado-geral da corporação!

Em entrevista à reportagem, o delegado-geral José Darcy Arruda comentou que a banca organizadora pediu um prazo de 30 dias para elaborar o edital.

E, muito provavelmente, este prazo começou a contar a partir da assinatura do contrato. O Cebraspe e a corporação oficializaram na primeira quinzena de maio.

Segundo o delegado-geral, não há como prever se a banca vai utilizar todos os 30 dias solicitados. Ele afirma que eles ainda estão dentro do tempo solicitado, mas informa:

"Eu espero este edital para meados de junho e, com tudo ocorrendo bem, a minha expectativa é que essa prova aconteça lá para agosto."

Arruda confirmou, ainda, que o Cebraspe já está elaborando o edital e que os preparativos estão avançados. Segundo ele, o documento trará todo o cronograma completo das etapas e dos principais eventos deste concurso público.

Edital do concurso PC ES precisará de 'ok' da PGE

Além da elaboração do Cebraspe, o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo confirmou que haverá uma outra etapa a ser cumprida. Segundo ele, assim que pronto, o edital precisará ser enviado para a PGE analisar e validar.

Ele confirma que somente após este sinal positivo da Procuradoria Geral do Estado é que o documento será divulgado.

Para quem não lembrar, a PGE também acompanhou todo o processo de escolha da banca e este foi

jose darcy arruda pc es
José Darcy Arruda, delegado-geral,
fala sobre expectativa ​​​​​​para
o próximo concurso da PC ES de delegado
(Foto: Divulgação/PC-ES)

um dos motivos pela demora na oficialização do Cebraspe. Os trâmites e a contratação da instituição precisaram de um sinal verde da procuradoria.

José Darcy Arruda, porém, garantiu que dessa vez a PGE não deve ser um entrave.

"A gente sempre pede que a PGE faça essas análises com uma certa celeridade em razão do nosso compromisso, pois a gente precisa fazer este concurso o mais rápido possível. Como a PGE já acompanhou todo o processo, a análise do edital depois de pronto não deve ser nada demorado, mas precisa passar por eles, é uma exigência", disse o delegado-geral."

O chefe da corporação confirma, ainda, que após o aval da PGE o edital sairá em seguida. Mas não estipulou um prazo para esta validação do órgão.

'O edital é a alma do concurso' diz delegado

De acordo com o delegado-geral da PC ES, haverá todo um cuidado com este edital e ele trará todas as informações necessárias para a realização do concurso. 

Ele diz, ainda, que a banca está definindo alguns detalhes, por exemplo: por quanto tempo ficarão abertas as inscrições e se haverá isenção ao valor da taxa.

"O edital é a alma do concurso e estamos aguardando a elaboração de todos os detalhes por parte da banca para poder fazer um concurso sério."

Estimativa de inscritos? Temos!

Para quem não sabe, o último concurso da Polícia Civil do Espírito Santo para a carreira de delegado teve edital lançado em 2019, mas foi anulado e não chegou a ser concluído.

As provas objetivas chegaram a ser aplicadas e o concurso reuniu quase 16 mil inscritos.

De acordo com o delegado-geral da corporação, a expectativa é para que este próximo concurso ultrapasse a faixa dos 20 mil inscritos.

Ele comenta que o salário deve ser um atrativo e a corporação trabalha com essa projeção: de mais de 20 mil candidatos concorrendo às vagas de delegado de polícia em 2022.

► O salário inicial do delegado da Polícia Civil do Espírito Santo é de R$12.413,15, além de outras vantagens.

Concurso PC ES terá 40 vagas, confirma delegado-geral

Assim como previsto e autorizado, o concurso da Polícia Civil do Espírito Santo ofertará 40 vagas efetivas e imediatas para a carreira de delegado de polícia. O quantitativo foi novamente reforçado pelo delegado-geral, em entrevista à Folha Dirigida.

"Estão confirmadas 40 vagas e a gente sempre tem um cadastro de reserva", disse.

O cadastro poderá ser usado durante todo o prazo de validade do concurso, que deve ser de dois anos, podendo ser prorrogado.

Recentemente, a corporação confirmou o valor da taxa, que será de R$113. Além disso, os requisitos para concorrer ao cargo de delegado também foram confirmados, sendo necessário:

  • ser brasileiro natos ou naturalizados;
  • ter concluído o curso superior de bacharel em Direito; e
  • ter, no mínimo, três anos de prática forense ou de atividade policial, em qualquer instituição de Segurança Pública.

Também foram confirmadas quais serão as etapas pelas quais os candidatos serão avaliados durante todo o processo de seleção. As sete etapas serão:

  1. prova de questões objetivas; prova escrita (questões);
  2. exames de aptidão física de sanidade física e mental e psicotécnico;
  3. prova oral;
  4. avaliação de títulos;
  5. comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial;
  6. sindicância de vida pregressa; e
  7. curso de formação profissional.