Concurso PC ES: novo edital de escrivão pode sair em 2023 [Exclusivo]

Delegado-geral confirma em entrevista à Folha Dirigida que pretende realizar concurso PC ES em 2023 para escrivães e pedido será feito.

Autor:
Publicado em:23/05/2022 às 16:22
Atualizado em:23/05/2022 às 16:22

Excelente notícia para os capixabas. A Polícia Civil do Espírito Santo pretende realizar um novo concurso público em 2023. Em entrevista à Folha Dirigida, foi confirmado que um novo concurso PC ES será solicitado para a carreira de escrivão.

A informação foi passada pelo delegado-geral José Darcy Arruda. Segundo ele, atualmente essa é a carreira "mais deficitária dentro da corporação".

"Esse concurso [o último, de 2018] nós estamos encerrando ele agora com 158 alunos em academia. E pretendemos abrir um novo concurso em 2023 para o cargo de escrivão de polícia", disse o chefe da corporação.

Arruda informou à Folha Dirigida que está sendo elaborado um pedido de concurso ao governo com o objetivo de ocupar toda a vacância.

O delegado-geral da PC ES diz, ainda, que a ordem do pedido é preencher 190 vagas. No entanto, comenta: "Mas vamos ver quanto que vai ser autorizado."

+ Concurso PC ES: delegado dá detalhes sobre a carreira. Confira!

É importante salientar que um novo concurso ainda não está 100% confirmado, pois dependerá de aval do governo que deve avaliar as condições orçamentárias. Mas, a Polícia Civil já se organiza em prol de um novo edital no próximo ano.

Cargo de escrivão exige nível superior

Para concorrer ao cargo de escrivão, é preciso ser graduado. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, o candidato deverá ser bacharel em Direito.

Quando foi realizado o último concurso PC ES?

O último concurso da PC ES para escrivães é justamente o atual, que está em andamento e deve ser encerrado este ano, de acordo com o delegado-geral. A corporação vai formar os últimos alunos para zerar a demanda do edital.

A seleção foi realizada em 2018, com oferta inicial de 173 vagas. Em 2020, o governador autorizou mais 275 vagas para a corporação, que foram preenchidas com aprovados deste mesmo concurso.

Com o acréscimo, as chances para o cargo de escrivão subiram de 20 para 130 vagas. 

“Estamos anunciando a ampliação das vagas do concurso da Polícia Civil. Com essas novas vagas a gente recupera um pouco do efetivo da Polícia Civil que foi se perdendo nos últimos anos”, disse Casagrande.

As chances do atual concurso PC ES foram distribuídas entre cargos dos níveis médio e superior. As contratações ocorrerão pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia ao servidor.

Delegado-geral da PC ES josé darcy arruda
Concurso da PC ES poderá ter novo edital para escrivães de polícia
(Foto: Ascom)

Quais foram as etapas do concurso PC ES 2018?

Que tal começar a se preparar para o possível novo concurso PC ES de escrivão? A melhor forma de se antecipar a um edital futuro é tendo o anterior como referência.

No edital de 2018, os concorrentes ao cargo de escrivão foram avaliados através de várias etapas de seleção. Foram quatro no total, veja:

1ª: prova objetiva
2ª: perícia médica, teste físico, inspeção de saúde, avaliação psicológica e prova prática de digitação – esta última apenas para o cargo de escrivão de polícia
3ª: investigação criminal e social
4ª: curso de formação profissional

A primeira fase teve caráter eliminatório e classificatório, enquanto as demais apenas eliminatórias.

Concurso PC ES 2022: delegado-geral prevê edital em junho [Exclusivo]

As provas escritas aconteceram em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e Região Metropolitana de Vitória. Os candidatos tiveram até cinco horas para responder a 100 questões sobre disciplinas relacionadas ao cargo. 

As disciplinas cobradas ao escrivão foram:

  • Português;
  • Estatuto da Polícia Civil do Espírito Santo e alterações;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal / Legislação Extravagante; e 
  • Direito Processual Penal / Legislação Extravagante

A banca organizadora foi o Instituto AOCP, que aplicou as principais etapas com o auxílio da comissão. O curso de formação é ministrado pela própria Polícia Civil do Espírito Santo.