Concurso Polícia Civil GO: delegado confirma 1,5 mil cargos vagos
O concurso da Polícia Civil do Estado de Goiás é visto como prioridade e a corporação já soma mais de 1,5 mil cargos vagos. Veja mais!
Autor:
Publicado em:12/04/2021 às 08:42
Atualizado em:12/04/2021 às 08:42
A Polícia Civil do Estado de Goiás tem pedido para novo concurso PC GO. Mas, ainda não há previsão de publicação. No entanto, a necessidade é grande, ainda mais com a confirmação de 1,5 mil cargos vagos.
O anúncio das vacâncias veio por meio de publicação no Instagram do delegado e deputado estadual, Humberto Teófilo.
Segundo ele, dados aproximados indicam 1.562 cargos ociosos dentro da corporação. E, desses, são:
181 de escrivão; e
233 de agente.
Teófilo ainda questiona a Ronaldo Caiado, governador de Goiás, quando o estado receberá um novo concurso para a Polícia Civil.
Isso porque o secretário de Segurança do Estado de Goiás, Rodney Rocha Miranda, solicitou a realização de um novo concurso PC GO. O pedido é para um edital com 418 vagas de agente e escrivão.
Inclusive, a informação foi confirmada pelo deputado estadual, Delegado Humberto Teófilo . Ele garante que esta foi uma resposta ao requerimento enviado por ele à Secretaria de Segurança Pública.
O secretário Rodney Miranda encaminhou a demanda à Secretaria de Administração para realização imediata da seleção. Das 418 vagas previstas, são:
115 vagas para escrivães de polícia; e
303 para agentes de polícia.
Confira um trecho do requerimento enviado pela pasta da Segurança Pública:
"Tendo em vista que a Polícia Civil tem suportado grave e sensível deficiência em seu quadro de pessoal, uma vez que o efetivo hoje disponível é semelhante ao existente há trinta anos, quando a criminalidade e a população goiana eram expressivamente menores, sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Senhoria a deflagração de concurso público para o preenchimento de vagas nos cargos de Escrivão de Polícia da 3a Classe e de Agente de Polícia da 3a Classe."
Segundo a Alego, esta foi uma resposta aos ofícios do deputado, enviados para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP).
A previsão, de acordo com a demanda, é contratar mais de três mil servidores nas forças de segurança pública do Estado, que englobam: Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
A Alego também confirma que a solicitação do deputado, por meio de ofício, foi encaminhada ao secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.
"Teófilo tem sido reconhecido por ser um parlamentar muito atuante na Assembleia Legislativa, sobretudo na defesa da segurança pública e da realização de concursos em Goiás. E, pelo que se percebem, os esforços empreendidos têm sido convertidos em bons resultados", disse a Casa.
Os membros da comissão são responsáveis por avaliar e acompanhar todas as etapas do concurso, inclusive, fazer visita técnica à empresa responsável por organizar a seleção.
Também foi publicada uma orientação do promotor do estado para que haja um remanejamento de pessoal da Polícia Civil para dotar as delegacias do estado. O objetivo era ter, pelo menos, um agente de polícia e/ou escrivão.
“De forma que o atendimento da Polícia Civil aos cidadãos seja feito por um servidor efetivo do órgão e não mais por servidores comissionados ou cedidos por prefeituras”.