Concurso PC GO: secretário confirma edital para ainda este ano
De acordo com o secretário de Administração, Bruno D’Abadia, os preparativos para o concurso PC GO estão em fase avançada. Edital este ano!
Autor:
Publicado em:09/06/2022 às 15:04
Atualizado em:09/06/2022 às 15:04
A Polícia Civil de Goiás deve ter novidades em breve a respeito do seu novo concurso público. Os preparativos para o edital já estão em andamento e em fase avançada. De acordo com o secretário de Administração, Bruno D’Abadia, o concurso PC GO será lançado ainda este ano.
Recentemente, o chefe da pasta concedeu entrevista à Sagres e falou sobre a previsão de mais de 6 mil vagas no estado. A Segurança Pública é destaque.
Além do edital da PM que já foi divulgado, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a área científica também serão contempladas. Os dois primeiros, segundo ele, estão 'em fase avançada'.
“Nós vamos ter ainda para esse ano, o concurso do Corpo de Bombeiros, o concurso da Polícia Civil. Nós também estamos em fase avançada para o concurso da Secretaria de Educação e, para o ano que vem, já estamos em fase de planejamento, nós teremos concurso para a Secretaria do Meio Ambiente. Alguns outros concursos também estão sendo estudados, com autorização pendente ou com cálculo de impacto pendente, mas eu posso adiantar que outros concursos ocorreram além destes que já estão em fase avançada e se nós incluirmos este concurso da Secretaria de Educação, fora os que já tiveram inscrições realizadas, nós passamos de 6 mil vagas, porque só o concurso da Seduc GO prevê mais de 5 mil vagas ainda para este ano. Mais as áreas da PC e Bombeiros GO que juntos fazem mais de 1.000 vagas também“, disse.
Segundo Bruno, os concursos chegarão para suprir as aposentadorias e aumentar a força de trabalho nas polícias e secretarias.
“O Estado atendeu as áreas que tem necessidade mais imediata de fazer esses concursos, com a segurança pública como sempre, pois há uma rotatividade grande. Mas também na área da educação, o estado vai avançar de forma muito forte na quantidade de efetivos na secretaria. Lá, bem como na área de meio ambiente, vai ser muito mais do que repor aposentadorias”, complementa o secretário.
Concurso PC GO: são esperadas 850 vagas
De acordo com previsão do Governo do Estado, para o concurso da Polícia Civil são esperadas 850 vagas. As convocações devem acontecer escalonadas, até 2024.
As chances devem ser imediatas e para formação de cadastro de reserva. A expectativa era preencher parte desse quantitativo já em 2022. No entanto, com a demora no lançamento, é provável que as primeiras convocações atrasem.
Afinal, vale lembrar que um concurso da área policial conta com várias etapas até a sua homologação.
“Temos autorização para concursos públicos ao longo de 2022 para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, além de mais de 300 vagas de analistas administrativos em diversas áreas, como estações de contratos, gerenciamento de recursos humanos e folha, para trabalhar na área de engenharia e tecnologia da informação”, disse o secretário.
Concurso PC GO é aguardado desde 2017
Vale lembrar que a Polícia Civil GO chegou a ter aval divulgado em 2017, mas não avançou. Portanto, é aguardado desde então. Na época, a expectativa era um edital com oferta de 550 vagas, contemplando cargos de agentes e escrivães.
Para concorrer a qualquer um dos dois cargos será necessário ter curso de nível superior em qualquer área. O agente ainda pede carteira nacional de habilitação, no mínimo, categoria B.
Além disso, havia previsão de 100 vagas para delegado.
Também foi publicada uma orientação do promotor do estado para que haja um remanejamento de pessoal da Polícia Civil para dotar as delegacias do estado. O objetivo era ter, pelo menos, um agente de polícia e/ou escrivão.
Deputado solicitou concurso PC GO
Desde o primeiro semestre de 2021 que o concurso PC GO é motivo de luta por parte do deputado Humberto Teófilo. Ele anunciou uma solicitação de concurso PC GO para tentar preencher 418 vagas de agente e escrivão.
Segundo ele, o pedido foi feito pelo secretário de Segurança do Estado de Goiás, Rodney Rocha Miranda, como resposta ao requerimento enviado por ele à Secretaria de Segurança Pública.
A demanda encaminhada à Secretaria de Administração visava a realização imediata do concurso, sendo:
115 vagas para escrivães de polícia; e
303 para agentes de polícia.
No entanto, este quantitativo foi reajustado e a oferta deve ser maior.