Concurso PC GO: deputado cobra edital em reunião com delegado

Polícia Civil de Goiás tem concurso PC GO cobrado por deputado estadual em reunião realizada com o delegado-geral da corporação. Veja!

Autor:
Publicado em:19/04/2022 às 07:24
Atualizado em:19/04/2022 às 07:24

Com o edital da PM GO publicado, começou a ficar ainda mais forte a expectativa pelo concurso PC GO 2022, que deve ser o próximo a ser lançado no Estado de Goiás. Mas, quando isso ocorrerá?

Pensando na urgência, o deputado estadual e também delegado de polícia, Humberto Teófilo, novamente cobrou um novo concurso PC GO. Dessa vez, juntamente com o delegado-geral, Alexandre Pinto.

Pelas redes sociais, Teófilo disse que reuniu-se com o delegado-geral e cobrou urgência na reposição do efetivo e na realização do concurso da Polícia Civil.

"Estive hoje 18/04, reunido com o Delegado Geral Dr. Alexandre Pinto Lourenço cobrando a urgência na reposição do efetivo e realização de concurso público."

O parlamentar não divulgou qual foi a posição do chefe da corporação e se foi repassado algum prazo.

"Já estamos localizando o processo no SEI para cobrar tanto a Secretaria de Administração quanto a de Economia. Vamos esperar essa semana e na próxima vamos atuar de forma mais dura. Porque parece que estão segurando uma publicação de um edital que é urgente."

O deputado volta a confirmar que os cargos serão agente, escrivão e delegado. Segundo ele, a banca ainda não está confirmada mas ainda esta semana devem ser divulgadas mais informações.

Teófilo finaliza dizendo que também segue cobrando os concursos para o Corpo de Bombeiros e Polícia Técnico Científica.

Deputado humberto teófilo
Concurso da PC GO tem edital previsto e sendo cobrado por deputado
(Foto: Divulgação)

Edital do concurso PC GO deve ofertar 864 vagas

A expectativa, de acordo com o governo de Goiás, é de que próximo concurso da PC GO oferte 864 vagas para vários cargos. Entre eles, agente e escrivão já estão confirmados.

Além disso, já se sabe que a PC GO também seguirá a regra de escalonamento das convocações até 2024, assim como confirmado pelo secretário de Administração de Goiás, Bruno DÁbadia.

Segundo o chefe da pasta, o edital já está autorizado, sendo:

  • 2022: 470 convocações;
  • 2023: 394 convocações;
  • 2024: sem convocações. 

“Temos autorização para concursos públicos ao longo de 2022 para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, além de mais de 300 vagas de analistas administrativos em diversas áreas, como estações de contratos, gerenciamento de recursos humanos e folha, para trabalhar na área de engenharia e tecnologia da informação”, disse o secretário.

Os concursos Segurança GO tenham o total de 3.366 vagas, entre imediatas e para formação de cadastro de reserva. Parte desse quantitativo será preenchido já em 2022. A Polícia Militar foi a primeira a ter edital publicado com 1.670 vagas.

Concursos Goiás 2022: veja outras vagas autorizadas

Vários outros órgãos e pasta têm concursos autorizados para divulgar edital em 2022. Na Segurança, as convocações devem ocorrer de forma escalonada até 2024. Veja a distribuição das chamadas por órgão: 

Polícia Técnico-científica (Politec) - 220 vagas ao todo: 

  • 2022: 65 convocações;
  • 2023: 80 convocações;
  • 2024: 75 convocações. 

Corpo de Bombeiros - 612 vagas ao todo: 

  • 2022: 160 convocações;
  • 2023: 232 convocações;
  • 2024: 220 convocações.

O Governo de Goiás confirmou, ainda, concursos GO em outras áreas, principalmente na Educação. Alguns editais estão na fase de definição junto às comissões dos órgãos responsáveis. 

Na Educação, a oferta é de 5.144, sendo dividida da seguinte forma:

  • Seduc - 5.050 vagas; e
  • Universidade Estadual de Goiás (UEG) - 94 vagas.

Para a Seduc GO, as chances serão para professores (nível III), enquanto na UEG para docentes de medicina, mas havendo contratação parcelada de novos professores. Segundo a Sead, estão em fase de planejamento pela própria pasta.

Também existe um edital de concurso confirmado para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A oferta será de 98 vagas, sendo 63 para analista ambiental e 35 para técnico ambiental. O edital está autorizado e em fase de planejamento.