Concurso PC GO terá 'edital nos próximos dias', diz delegado-geral

Delegado-geral Alexandre Lourenço cravou que o edital do concurso PC GO 2022 será publicado até setembro, com provas ainda este ano. Veja!

Autor:
Publicado em:17/08/2022 às 10:46
Atualizado em:17/08/2022 às 10:46

O aguardado edital do concurso da Polícia Civil de Goiás será publicado nos próximos dias. A informação foi dada pelo próprio delegado-geral da corporação, Alexandre Lourenço.

Em entrevista ao jornal ‘Boa noite, Goiás’, Lourenço falou sobre a iminência do edital e também falou sobre as provas. Segundo ele, os exames devem acontecer ainda este ano, até dezembro.

O comandante da corporação também comentou sobre as nomeações deste concurso PC GO 2022. A expectativa é contar com a chegada dos novos policiais até setembro de 2023.

Veja a fala do delegado-geral na íntegra:

O delegado-geral ainda confirma que os cargos contemplados serão os de delegado, agente, escrivão e papiloscopista. O concurso já está autorizado e vai ofertar 864 vagas, das quais:

  • 450 vagas para o cargo de Agente da Polícia Civil da 3º Classe
  • 310 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia da 3º Classe
  • 60 vagas para o cargo de Papiloscopista de 3º Classe; e
  • 44 vagas para o cargo de Delegado de Polícia Substituto.

Além disso, poderá haver ainda a formação de um cadastro de reserva. A Secretaria de Segurança ainda trabalha com a previsão de convocações por escalonamento, acontecendo até 2024.

Banca do concurso PC GO está definida e contratada

As vagas do concurso PC GO 2022 foram confirmadas na dispensa que anunciou a banca, ainda em junho. A seleção será comandada pelo Instituto AOCP.

No mesmo mês, o extrato do contrato foi publicado confirmando a contratação da banca, que está definida oficialmente. 

Com isso, não há mais trâmites burocráticos que impedem a publicação do edital. 

Edital ainda este ano, garante secretário

O secretário de Administração, Bruno D’Abadia, já garantiu que o documento será lançado ainda este ano

Em entrevista à Sagres, o chefe da pasta falou sobre a previsão de mais de 6 mil vagas no estado, com destaque na Segurança Pública.

Nós vamos ter ainda para esse ano, o concurso do Corpo de Bombeiros, o concurso da Polícia Civil. Nós também estamos em fase avançada para o concurso da Secretaria de Educação e, para o ano que vem, já estamos em fase de planejamento, nós teremos concurso para a Secretaria do Meio Ambiente. Alguns outros concursos também estão sendo estudados, com autorização pendente ou com cálculo de impacto pendente, mas eu posso adiantar que outros concursos ocorreram além destes que já estão em fase avançada e se nós incluirmos este concurso da Secretaria de Educação, fora os que já tiveram inscrições realizadas, nós passamos de 6 mil vagas, porque só o concurso da Seduc GO prevê mais de 5 mil vagas ainda para este ano. Mais as áreas da PC e Bombeiros GO que juntos fazem mais de 1.000 vagas também“, disse.

Segundo Bruno, os concursos chegarão para suprir as aposentadorias e aumentar a força de trabalho nas polícias e secretarias.

“O Estado atendeu as áreas que tem necessidade mais imediata de fazer esses concursos, com a segurança pública como sempre, pois há uma rotatividade grande. Mas também na área da educação, o estado vai avançar de forma muito forte na quantidade de efetivos na secretaria. Lá, bem como na área de meio ambiente, vai ser muito mais do que repor aposentadorias”, complementa o secretário.