O concurso PC MS para delegados está oficialmente autorizado. O aval foi publicado no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul desta terça-feira, 1º de junho.
O documento confirma a oferta de 30 vagas para a carreira em questão.
A publicação está assinada pelo governador Reinaldo Azambuja, além da Secretária de Estado de Administração e Desburocratização e do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública
Confira o documento completo:
Aval do concurso PC MS já havia sido confirmado pelo governo
O aval oficial foi publicado alguns dias após o governador já ter antecipado a autorização. Reinaldo Anambuja, em 27 de maio, confirmou o aval para o concurso de delegado.
A informação foi transmitida em nota oficial divulgada pelo próprio Governo do MS
Na publicação, a Consultoria Legislativa do governo garante que o quantitativo de vagas autorizado respeita o quadro de vacância registrado pela delegacia-geral.
A partir de agora, o governo do Mato Grosso do Sul e a Polícia Civil seguirão os trâmites principais para que o edital do concurso possa ser aberto o mais rápido possível, como diz o governo:
"Com a autorização do governador, as secretarias de Administração e Desburocratização (SAD) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vão iniciar o processo de abertura do certame, estabelecendo normas e procedimentos para o recrutamento e seleção dos candidatos."
Como foi o último concurso PC MS de delegado?
O último concurso para o cargo de delta da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul foi realizado em 2017 e ofertou 210 vagas para delegados e agentes.
De acordo com o cargo, o concurso foi composto pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva
- Prova Discursiva
- Avaliação Médico-Odontológica
- Avaliação de Aptidão Física
- Avaliação Psicológica
- Prova de Títulos
- Prova Prática de Digitação
- Investigação Social
- Prova Oral
- Curso de Formação Policial
Na prova objetiva, as disciplinas cobradas para o delegado foram: Língua Portuguesa, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito Civil, Legislação Institucional, Medicina Legal e Criminologia.
De acordo com o Governo do Mato Grosso do Sul, o edital anterior conseguiu zerar o déficit de delegados no estado. Isso foi possível após a chegada de 72 novos profissionais do último concurso.
Entretanto, vagaram 30 cargos por conta de exoneração ou falecimento. Por isso, a nova autorização para suprir a demanda.