O delegado-geral da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel Filho, confirmou que há um pedido em análise para a realização de um novo concurso PC MS. A demanda visa preencher 400 vagas de investigador.
A informação foi passada pelo chefe da corporação em entrevista à Rádio Livre da Rede Educativa MS.
Ele disse que o pedido foi feito junto á Secretaria de Segurança Pública, ainda em 2022, mas que não pôde ser feito naquele ano por questões legislativas envolvendo o período eleitoral.
O chefe da corporação também destacou que a autorização para este novo concurso envolve questões orçamentárias, mas confirma que há um pedido e que ele visa o provimento de novos postos de investigador.
"Ano passado, em cima dessa questão da nossa gestão, nós fizemos um levantamento e a necessidade que nós mais temos hoje é no cargo de Investigador de Polícia. (...) O que eu posso dizer é que nós já temos o pedido para 400 vagas de Investigadores e dou conselho para que as pessoas estudem bastante."
Ainda não há previsão de quando este edital novo edital será publicado, haja vista que ainda precisa ser autorizado pelo governo.
Mas, o fato de um pedido ter sido feito e ele está em análise, reforça a iminência e quem está se preparando precisa intensificar os estudos.
PC MS em edital solicitado para novo concurso com vagas para investigador.
(Foto: SAD/MS)
Último concurso PC MS para investigador foi em 2017
A Polícia Civil do MS não realiza um concurso público para a carreira desde 2017, quando foram ofertadas 180 vagas para a carreira de agente de polícia judiciária, sendo nas seguintes funções:
- 100 vagas para escrivão de polícia; e
- 80 vagas de investigador de polícia.
Em 2021, a corporação até chegou a realizar um concurso público, mas os cargos ofertados foram: perito papiloscopista: 42 vagas; agente de polícia científica: 36 vagas; perito oficial forense (perito criminal): 75 vagas; perito médico-legista: 53 vagas; e delegado: 30 vagas.
O posto de investigador tem como requisito o n[nível superior de escolaridade, em qualquer área. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. A seleção foi de responsabilidade da organizadora FAPEMS.
Etapas de seleção
Os candidatos a investigador, no concurso anterior, foram avaliados pelas seguintes etapas de seleção:
- Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação Médico-Odontológica, de caráter unicamente eliminatório;
- Avaliação de Aptidão Física, de caráter unicamente eliminatório;
- Avaliação Psicológica, de caráter unicamente eliminatório
- Prova de Títulos, de caráter unicamente classificatório;
- Prova Prática de Digitação, de caráter unicamente eliminatório;
- Investigação Social, de caráter unicamente eliminatório; e
- Curso de Formação Policial, de caráter eliminatório e classificatório.
Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!