O que estudar para investigador da PC MS
O último concurso para investigador foi organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems) e avaliou os candidatos em prova objetiva, exames médicos e odontológicos, teste de aptidão física, avaliação psicológica, análise de títulos e prova prática de digitação.
Os conteúdos cobrados na prova objetiva para o cargo de investigador foram:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Legislação Institucional;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Penal; e
- Noções de Direito Processual Penal.
Essas disciplinas devem fazer parte do cronograma de estudos na fase pré-edital. Com a publicação do novo edital, será possível ajustar o plano de estudo conforme eventuais mudanças.
Quer saber como começar a estudar para o concurso PC MS? Baixe e-book gratuito e inicie a preparação!

Concurso PC MS terá 300 vagas para investigador; saiba o que estudar
(Foto: Sejusp MS)
Requisitos e atribuições do investigador da PC MS
Para concorrer ao cargo de investigador, é necessário ter nível superior completo em qualquer área. As atribuições são atividades típicas da Polícia Judiciária, conforme descritas na Lei Complementar nº 114/2005:
I - proceder a registro de boletim de ocorrências e, mediante determinação da autoridade policial, às diligências e investigações policiais com o fim de coletar provas para a elucidação de infrações penais e respectivas autorias, visando à instrução dos procedimentos legais, apresentando relatório de investigação circunstanciado;
II - efetuar prisão em flagrante ou cumprir mandados expedidos pela autoridade policial ou judiciária competente;
III - dirigir veículos policiais, em razão do desempenho de suas funções, nos diversos setores da Polícia Civil, providenciar a conservação, limpeza e manutenção das viaturas policiais, responsabilizando-se pela guarda do veículo, seus acessórios e equipamentos;
IV - orientar, supervisionar, coordenar e dirigir trabalho de subordinados em investigações e diligências, quando na condição de investigador-chefe ou por designação da autoridade policial;
V - executar, quando exigidas especialidade e habilitação profissional, atividades envolvendo operação de aparelhos de comunicação, telecomunicações, computação, integrantes do sistema de informações da segurança pública, zelando por sua manutenção e conservação;
VI - participar de levantamento em local de crime e interagir na execução de trabalhos relacionados à coleta de provas e produção de fotografias, inclusive reproduções e ampliações, em locais de infrações penais, onde quer que se faça necessário o emprego das técnicas nas investigações policiais, bem como concorrer na preservação do local;
VII - realizar o recolhimento, a movimentação, e a escolta de preso, bem como a guarda de valores e seus pertences, procedendo à escrituração no livro de registro, enquanto perdurar a custódia legal do preso durante as diligências investigatórias, até a entrega ao respectivo cartório;
VIII - executar outras determinações legais emanadas da autoridade policial, considerando as atribuições que forem definidas por lei ou ato normativo, relativo às atividades de Polícia Judiciária.
Qual o salário do investigador da PC MS
O salário inicial do investigador da PC MS é de R$5.295, referente ao nível I da terceira classe da carreira.
A remuneração pode chegar a R$12.663,54 ao final da carreira, no nível VII, referência 7 da classe especial, conforme previsto na Lei Orgânica da Polícia Civil do estado.
Além do vencimento, os servidores têm direito a benefícios e adicionais conforme legislação vigente.
No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!
Banca é contratada e edital fica iminente
O Instituto Avalia foi contratado como banca organizadora do novo concurso PC MS, que ofertará 400 vagas. O edital está previsto para este mês de julho, segundo confirmou o Governo do Mato Grosso do Sul.
As 400 vagas serão distribuídas em 300 oportunidades para investigador de Polícia Judiciária e 100 para escrivão de Polícia Judiciária.
Todos os cargos exigem nível superior de escolaridade.
Em março deste ano, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, chegou a projetar que o edital do concurso PC MS seria publicado até a primeira semana de maio. No entanto, esse prazo não se concretizou.
Na ocasião, conforme divulgado pelo portal Correio do Estado, o secretário mencionou que o processo de escolha da banca estava avançado e que a expectativa era concluir o trâmite em até 40 dias.
Ainda segundo Videira, a intenção do Governo de Mato Grosso do Sul é nomear os aprovados no concurso até outubro ou novembro deste ano.