Concurso PC PA: seis bancas são convocadas para segunda fase
A Polícia Civil do Estado do Pará inicia a segunda fase da escolha da banca organizadora e contará com as seis banca habilitadas
Autor:
Publicado em:17/08/2020 às 04:57
Atualizado em:17/08/2020 às 04:57
Boa notícia para quem aguarda os concursos da Segurança do Estado do Pará. As bancas organizadoras para o concurso PC PA foram convocadas para a segunda fase do processo licitatório, que já tem data prevista para ser realizada nesta semana.
De acordo com o aviso publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, a próxima fase ocorrerá na quinta-feira, 20, sendo composta por abertura das propostas técnicas e de preços.
O resultado da primeira fase e a convocação para a segunda etapa dependiam daimpugnação do recurso que havia sido protocolado pelo Cebraspe, ainda em julho. A primeira fase foi composta pela fase de habilitação.
O processo licitatório é composto por três etapas, sendo a última delas a fase financeira. O modelo escolhido para a escolha da banca foi o do tipo concorrência. A banca está prevista para ser anunciada até novembro.
Resumo do concurso PC PA
Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará
Banca: em definição
Publicação do edital: segundo semestre de 2020
Vagas: 1.495
Cargos: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista
Requisito: nível superior
Concurso PC PA terá edital publicado em 2020
O edital do concurso da Polícia Civil do Estado do Pará ainda não tem data prevista para ser divulgado, uma vez que depende da escolha da banca organizadora. Mas, a intenção do governo do estado é ter o documento liberado ainda em 2020.
Em maio, por exemplo, o diretor-geral da corporação declarou que havia a possibilidade do edital ser divulgado ainda em setembro. Para isso, o processo licitatório deverá ser realizado com celeridade.
"A empresa terá 30 dias para mandar a minuto do edital, após a assinatura do contrato. Essa minute ainda será analisada pelo corpo técnico, jurídico da Seplad e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE)"
Além do diretor-geral, a Seplad já divulgou inúmeras vezes a lista de editais que estão previstos para 2020, englobando os órgãos da Segurança Pública.
“Nós temos a convicção de que ainda no primeiro semestre de 2021 teremos o início das provas de seleção para a Polícia Civil do Estado. Vamos disponibilizar vagas para delegado, escrivão e papiloscopista, todos de suma importância no desvendar de crimes naquilo que trabalhamos enquanto polícia judiciária. Vamos ofertar em torno de 1.500 vagas, o maior da história do órgão levado a efeito por este Governo. Ganha a sociedade, com mais segurança pública e a tão almejada paz social”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira.
Concurso PC PA terá 1,4 mil vagas de nível superior
Outros pontos favoráveis do concurso PC PA são o quantitativo de vagas, bem como os cargos que serão ofertados que já foram confirmados. A oferta será de 1.495 vagas, todas de nível superior.
Os cargos ofertados serão os de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. Desses, apenas o delegado exige curso específico, o de Direito. Embora os salários não tenham sido confirmados, a distribuição será:
Delegado
265 vagas
Escrivão
252 vagas
Investigador
818 vagas
Papiloscopista
160 vagas
Também já foi confirmado que o próximo edital do concurso PC PA será regionalizado, com provas aplicadas apenas em algumas cidades do estado. A confirmação veio da própria Seplad, em entrevista com a coordenadora de gestão de pessoas pelas redes sociais.
As seis cidades escolhidas para receber aplicação das provas objetivas foram:
Belém
Marabá
Altamira
Santarém
Itaituba
Redenção
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!