Concurso PC PA: governador avalia adiamento e promete antecedência

O governador do Pará, Hélder Barbalho, falou sobre as provas do concurso PC PA e prometeu uma semana de antecedência caso haja adiamento.

Autor:
Publicado em:04/03/2021 às 13:32
Atualizado em:04/03/2021 às 13:32

O governador do Estado do Pará, Hélder Barbalho, voltou a falar sobre o concurso PC PA nesta quarta-feira, 4. Mas, dessas vez, ele disse que avaliará o cenário epidemiológico e, caso necessário, comunicará o adiamento com uma semana de antecedência.

Inicialmente, o governador se posicionou pelas redes sociais. Mas, agora, afirma em um vídeo que circula na internet, dizendo:

“Nós estamos avaliando a partir do cenário epidemiológico, se até a prova do dia 21 houver segurança epidemiológica de que as provas poderão ser realizadas, elas serão feitas. Vamos ter a certeza com pelo menos uma semana de antecedência […]”, disse Barbalho.

Com isso, o governador, por ora, mantém as provas do concurso PC PA para a data prevista do dia 21 de março. Mas, tudo pode mudar.

O governador diz que avaliará o cenário e promete antecedência, caso se torne preciso o adiamento. Para isso, a resposta do governador precisará ser dada até o dia 14 de março, um domingo antes da realização do exame, de acordo com o edital.

Em fevereiro, Helder Barbalho já havia se posicionado pelas redes sociais a favor de manter as provas no dia 21, dizendo:

"A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplad) informa que o cronograma referente ao concurso da Polícia Civil permanecerá conforme o que já foi divulgado, obedecendo todas as recomendações e medidas de prevenção necessárias. #EquipeHB"

Mas, é importante ressaltar e mencionar que de lá para cá tudo mudou. O cenário nas últimas semanas é bem mais cauteloso e o Brasil vem batendo recordes de mortos em 24 horas. 

Além disso, diversos estados e municípios já começaram uma nova onda de medidas restritivas, como lockdown, fechamento de bares e restaurantes, bem como a proibição de grandes eventos e atividades não essenciais. Por isso, o governo do Pará precisa avaliar a decisão com toda cautela.

(Foto: Marco Santos/Agência Pará)
Hélder Barbalho fala sobre adiar provas do concurso PC PA
(Foto: Marco Santos/Agência Pará)

Deputada envia pedido para adiar provas do concurso PC PA

Outro fator que reforça a possibilidade de suspensão do concurso e adiamento das provas é um ofício enviado pela deputada Vivi Reis (Psol). Ela protocolou o pedido junto à Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad).

Vivi justifica seu pedido com um argumento importante: o quantitativo de inscritos. O concurso da Polícia Civil do Pará reúne mais de 130 mil inscritos.

Em uma outra publicação, a deputada disse:

"O @GovernoPara anuncia um novo decreto que prevê o endurecimento nas medidas de contingência do Coronavírus no estado. Nesse momento de alerta que atravessamos no país e no Pará, o enrijecimento no combate ao Coronavirus é muito importante. As vidas devem ser a nossa prioridade.

Somente nos dois primeiros meses de 2021, cresceu 225% o n° de óbitos no Pará. Permanecer em casa é uma necessidade urgente para salvar vidas, mas é preciso também dar as garantias de sobrevivência para o nosso povo. Por isso, o retorno do auxílio emergencial é urgente e imprescindível."

Concurso PC PA reúne mais de 100 mil inscritos

A Seplad realizou no último domingo, 28, as provas do concurso PM PA e confirmou para o próximo domingo, 7, o segundo dia de exames. Mas, se por um lado a corporação e a pasta conseguem administrar estes exames, o da PC PA apresenta riscos ainda maiores.

Isso porque enquanto a primeira prova da PM PA registrou 3 mi inscritos e mais de 2 mil presentes, o da Polícia Civil tem mais de 130 mil confirmados, com taxas pagas.

Foram divulgados dois anexos, sendo um com a lista de inscritos para investigador, escrivão e papiloscopista, somando, aproximadamente, 77.165 mil candidatos em ampla concorrência

O outro documento consta a relação para as vagas de delegado. Neste caso, foram registrados, cerca de, 22.700 inscritos em ampla concorrência. 

Há ainda as listagens das pessoas com deficiência inscritas na seleção, que se somam a esses quantitativos de ampla concorrência.

Ao todo, o concurso da Polícia Civil do Pará seleciona para 1.088 vagas, distribuídas pelos cargos de:
  • delegado - 265 vagas;
  • escrivão - 252 vagas;
  • investigador - 506 vagas; e 
  • papiloscopista - 65 vagas.

Se confirmadas, as provas deste domingo serão apenas para o delegado, junto as provas discursivas do mesmo cargo. No próximo final de semana, 28, estão previstas as provas das demais carreiras.

Folha Cursos

Prepare-se para o concurso com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos.