Concurso PC PA: mesmo com pandemia, preparativos são mantidos
A Polícia Civil do Estado do Pará prepara um novo concurso e mantém em andamento os preparativos do edital mesmo com a pandemia.
Autor:
Publicado em:12/05/2020 às 07:21
Atualizado em:12/05/2020 às 07:21
Mesmo com diversos concursos sendo afetados com a pandemia do novo Coronavírus, alguns órgãos mantiveram seus preparativos e deram sobrevidas aos seus editais. A intenção é repor o quadro o quanto antes, sendo esse também o caso da Polícia Civil do Estado do Pará.
De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Estado do Pará.
"Todo o processo interno, referente ao planejamento dos concursos previstos para 2020, continuam em andamento, pois a Seplad trabalha dentro da sua competência para que a execução de cada processo não seja prejudicada."
Além do concurso da Polícia Civil do Pará, a Seplad confirmou que estão em andamento os preparativos de mais de dez concursos previstos em cargos de todos os níveis de escolaridade.
As chances são para as áreas da Saúde, Educação, Sistema Penitenciário e outros, cujos editais estão previstos para este ano, sendo eles:
Procuradoria Geral do Estado (PGE) – área administrativa (níveis médio e superior);
Secretária de Educação (Seduc) – nível superior;
Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) – níveis médio e superior;
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) – níveis médio e superior;
Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) – níveis médio e superior;
Hospital Ophir Loyola (HOL) – níveis médio e superior;
Hospital de Clínicas Gaspar Viana (FHCGV) – níveis médio e superior;
Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA) – nível superior;
Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) - níveis médio e superior;
Universidade do Estado do Pará (Uepa);
Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe)
Concurso PC PA tem edital previsto para este semestre
Em fevereiro, os candidatos receberam uma excelente notícia de que o concurso PC PA está garantido para este ano. A informação foi divulgada pelo presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia - CONCPC, delegado Robson Candido
Robson também é delegado e diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal. Por meio de sua conta oficial do Instagram, o representante confirmou a previsão após contato com o delegado da Polícia Civil do Pará, Alberto Teixeira.
Segundo o presidente, ele está em diálogo direto com os diretores e delegados gerais de diversas corporações do país. Na época, o chefe da PC PA ainda deu detalhes sobre o déficit das carreiras, e estimativa de nomeações, além da previsão de ingresso na academia.
Efetivo em lei para a Polícia Civil-PA: 5.600 vagas
Efetivo atual: 3.170 cargos preenchidos
Déficit: 43,39%
Nomeações: primeiro semestre de 2022
Previsão de chamamento à Academia: segundo semestre de 2021; e
Previsão de nomeação: primeiro semestre de 2022.
A Polícia Civil do Estado do Pará teve seu processo licitatório retomado, logo após ter sido suspenso pela Justiça por duas vezes. A informação da retomada foi confirmada pela Seplad e pelo diretor-geral da PC PA.
A expectativa é de que a modalidade escolhida permaneça sendo a concorrência, do tipo técnica e preço. Não há previsão para a abertura das propostas. O Cebraspe está entre as empresas cotadas para organizar o concurso. O próprio diretor-geral já confirmou que o processo terá a participação da banca.
Polícia Civil PA tem 1,4 mil vagas confirmadas
Além dessas informações, a Polícia Civil do Estado do Pará também já tem quantitativo de vagas confirmado. A oferta autorizada foi de 1.495 vagas para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista, com a seguinte distribuição:
Delegado
265 vagas
Escrivão
252 vagas
Investigador
818 vagas
Papiloscopista
160 vagas
Para concorrer, será preciso ter nível superior completo. As remunerações atualizadas ainda não foram confirmadas, mas, de acordo com o concurso anterior, os ganhos eram de R$5.204,05 para as funções de investigador, escrivão e papiloscopista e R$12.250 para o delegado.
O projeto básico do concurso já revelou informações importantes, tais como requisitos e etapas de seleção do próximo edital. A expectativa é para que os concorrentes possam ser avaliados por meio de duas fases, sendo primeira composta por seis etapas:
prova escritas;
prova oral;
prova de capacitação física;
exames médicos;
exames psicológicos; e
investigação social e criminal.
Para a segunda fase, será ministrado um curso técnico-profissional. A Academia de Polícia Civil ficará responsável pela formação dos alunos, que terá carga horária mínima de 480 horas.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!