Concurso PC PE: entenda como será feita a escolha da banca
Deputada estadual Gleide Ângelo explica como será o processo de escolha da banca do concurso PC PE, após ter sido autorizado.
Autor:
Publicado em:29/09/2022 às 16:34
Atualizado em:29/09/2022 às 16:34
Um novo concurso PC PE foi autorizado e deve avançar com os preparativos. Agora, será iniciada a escolha da banca organizadora, que deve acontecer em várias fases, mas devendo ser concluída ainda este ano. Isso porque o edital é aguardado para ser lançado em 2022.
O primeiro passo será a realização de um chamamento público para reunir instituições que desejam participar do processo.
Feito isso e reunidas as bancas, a pasta vai realizar uma licitação para escolher a banca. A instituição definida vai ficar responsável por publicar o edital, receber as inscrições do concurso, além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
Vale destacar, ainda, que somente após a assinatura do contrato com a banca é que o edital será elaborado e publicado. As informações foram repassadas pela acordo com a deputada estadual Gleide Ângelo , a previsão é que todo esse processo seja concluído em dois meses, ou seja, até novembro.
Novo concurso PC PE é autorizado com 1.587 vagas
No início deste mês, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, oficializou a autorização dos concursos da Segurança PE no ano de 2022. São 4.741 vagas para as quatro corporações: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica.
Todas as chances serão para contratação efetiva. Ainda não se sabe quando os candidatos serão nomeados, mas isso deve acontecer somente em 2023, haja vista a quantidade de etapas presente em um concurso de Segurança Pública.
Concurso PC PE: edital está previsto para sair em 2022
Os preparativos foram iniciados antes mesmo da autorização, por isso, a previsão é publicar o edital com todas as regras ainda neste ano de 2022. A informação foi passada pelo secretário de Defesa Social, Humberto Freire, em entrevista à Rádio CBN.
"Já temos novos concursos neste segundo semestre. O edital já sai neste segundo semestre. O que é vedado pela lei eleitoral é nomeação nesses últimos 180 últimos dias de governo. Então a gente já vai abrir concurso para todas as cooperativas."
Segundo o secretário, a atual fase é de estudos de quantitativo, principalmente por conta da responsabilidade financeira.
A expectativa é para que o edital saia ainda este ano. No entanto, as próximas fases ficarão para o próximo ano. Isso porque não há tempo hábil para as provas e nomeações, que devem ficar para 2023.