Concurso PC PE 2022: Sinpol protocola pedido e quer urgência
Presidente do Sinpol, Rafael Cavalcanti informa que foi protocolado um novo pedido cobrando a realização do concurso PC PE 2022.
Autor:
Publicado em:28/04/2022 às 12:34
Atualizado em:28/04/2022 às 12:34
O Sindicato do Policiais de Pernambuco (Sinpol PE) anunciou que foi protocolado um novo pedido por edital de concurso PC PE e, também, para o concurso Polícia Científica PE. A categoria pede urgência na reposição de servidores.
Em vídeo publicado pelas redes sociais, o presidente do Sinpol, Rafael Cavalcanti, fala que esteve na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS) na última quarta, 27, para enviar a documentação.
O representante do sindicato não dá detalhes do conteúdo deste pedido, mas revela que cobra a realização dos dois concursos visando repor os quadros da Polícia Civil e Polícia Científica de Pernambuco.
“Não é de hoje que o SINPOL vem alertando. Não é de hoje que cobramos, não só a recomposição do efetivo, mas a valorização do efetivo já existente, seja em função ou em estrutura”, diz o presidente.
Segundo ele, a urgência na inserção de novos profissionais nas delegacias e institutos é latente. O presidente ainda reforça que o estado tem uma deficiência histórica no efetivo da Policia Civil. Embora seja uma das mais competentes do país, os profissionais são impossibilitados de exercer suas funções.
Editais dos concursos Segurança PE podem sair este ano
Ao que tudo indica, a Polícia Civil e a Policia Científica de Pernambuco poderão ter seus editais de concurso publicados ainda este ano. A estimativa é de que isso aconteça no segundo semestre, ou seja, a partir de julho.
Essa informação foi passada pelo governador Paulo Câmara em reunião com a deputada estadual Gleide Ângelo, na primeira quinzena deste mês.
Segundo a parlamentar, o processo já se encontra na Secretaria de Estado de Administração (SAD) para verificar a questão orçamentária. Além disso, cada corporação que será contemplada já informou sua necessidade de pessoal. O Corpo de Bombeiros e a PM também terão reposição de efetivo.
Somente após a análise financeira é que será formada uma comissão por cada corporação para elaborar o edital.
Estudos para o novo concurso PC PE já foram autorizados
Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Defesa Social ganhou aval e iniciou os estudos necessários para a realização do concurso PC PE.
A informação foi confirmada pelo secretário de Defesa Social, Humberto Freire. Segundo ele, o sinal verde para essa etapa preliminar foi dado pelo próprio governador do estado, Paulo Câmara.
"Esse movimento de recompletamento continua, tanto que o governador Paulo Câmara já autorizou os estudos necessários para novos concursos para todos os cargos - tanto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A SDS já está fazendo esses estudos para apresentar e poder, realmente desencadear esses novos concursos o mais breve possível."
Além disso, recentemente, a Assembleia Legislativa do estado solicitou a realização dos novos concursos da Segurança de Pernambuco ao governador e pedido uma máxima urgência.
Foi solicitado pela Alepe que estes próximos concursos sejam realizados na Segurança Pública, preferencialmente, no primeiro semestre de 2022, veja o texto completo:
"Ante o exposto, faço apelo ao Exmo. Governador do Estado de Pernambuco, Sr. Paulo Câmara; ao Exmo. Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Sr. Humberto Freire; à Secretária de Administração do Estado de Pernambuco, Sr.ª Marília Lins; ao Exmo. Secretário de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco, Sr. Alexandre Rabêlo; ao Exmo. Secretário da Casa Civil do Estado de Pernambuco, Sr. José Neto; no sentido de que sejam realizados, com a máxima urgência e preferencialmente no primeiro semestre de 2022, novos concursos públicos para recompletamento do efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Científica do Estado de Pernambuco."
A solicitação da Alepe visa um apelo destinado ao governador do estado, Paulo Câmara, e outros responsáveis pelas secretarias.
Concurso PC PE: vagas já estão definidas?
Há dois anos, o concurso da Polícia Civil de Pernambuco chegou a ser discutido pelos secretários do estado. Naquela época, havia a expectativa da oferta ser destinada às carreiras de escrivão, agente, perito e auxiliar de legista, todas de nível superior.
Das quatro carreiras mencionadas na reunião do novo concurso Polícia Civil PE, somente duas ainda têm editais vigentes: agente e perito papiloscopista. Todos os cargos foram contemplados no último concursos, mas nem todos os cargos tiveram prazo prorrogado até 2022.
Todas eles exigem o nível superior, confira:
Agente e escrivão da Polícia Civil: exigem nível superior em qualquer área e CNH na categoria B.
Perito papiloscopista e auxiliar de legista da Polícia Científica: exigem nível superior em qualquer área e CNH categoria B.
Perito criminal da Polícia Científica: nível superior na especialidade concorrida e CNH categoria B.
A remuneração inicial, em 2016, era de R$8.497,62 para os peritos criminais e de R$3.276,42 para as demais carreiras, tanto da Polícia Civil quanto da Científica. Os valores atuais ainda não foram divulgados.