Concurso PC PE deverá ter, pelo menos, 1.000 vagas de agente
Edital do próximo concurso da Polícia Civil de Pernambuco deverá contar com, pelo menos, mil vagas e oferta para vários cargos. Entenda!
Autor:
Publicado em:11/08/2022 às 10:16
Atualizado em:11/08/2022 às 10:16
A partir de setembro, os candidatos que aguardam o novo concurso PC PE devem ter novidades. Estão previstas, pelo menos, 1.000 vagas de agente de polícia, segundo informou a deputada estadual Gleide Ângelo.
Isso porque em 31 de agosto se encerra o segundo quadrimestre, quando deverá ser definido e fechado o quantitativo exato de oportunidades.
Mas, de acordo com a parlamentar, essas 1.000 vagas estão garantidas. Ela informou, também, que outros cargos serão contemplados, como delegado e escrivão.
Além disso, a partir de setembro, com o governo estadual tendo concluído o estudo acerca do quantitativo de vagas do concurso, será possível definir a data de publicação do edital.
A deputada também antecipou que todas as oportunidades serão ofertadas no edital de forma imediata. O que deve acontecer é separação por turmas. Segundo Gleide, as informações foram confirmadas pelo governador Paulo Câmara em reunião com a deputadana última quarta-feira, 10.
Concursos Segurança PE podem ter edital ainda este ano
A Polícia Civil e a Policia Científica de Pernambuco podem ter os editais de concurso publicados ainda este ano. Mas, antes disso, o quantitativo de vagas precisa ser definido para que os trâmites possam avançar, conforme adiantou a deputada.
Mas, há tempo hábil para que o edital saia ainda este ano. As provas e nomeações, no entanto, devem ficar para 2023.
Segundo a deputada, todo o processo de autorização e realização dos concursos da Segurança encontra-se na Secretaria de Estado de Administração (SAD) para a questão orçamentária. Cada corporação já informou sua necessidade de pessoal.
Recentemente, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, informou que o sinal verde já foi dado pelo governador para toda essa etapa preliminar.
"Esse movimento de recompletamento continua, tanto que o governador Paulo Câmara já autorizou os estudos necessários para novos concursos para todos os cargos - tanto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A SDS já está fazendo esses estudos para apresentar e poder, realmente desencadear esses novos concursos o mais breve possível."
Todos os cargos foram contemplados no último concursos, mas nem todos os cargos tiveram prazo prorrogado até 2022.
Agente e escrivão da Polícia Civil: exigem nível superior em qualquer área e CNH na categoria B.
Perito papiloscopista e auxiliar de legista da Polícia Científica: exigem nível superior em qualquer área e CNH categoria B.
Perito criminal da Polícia Científica: nível superior na especialidade concorrida e CNH categoria B.
A remuneração inicial, em 2016, era de R$8.497,62 para os peritos criminais e de R$3.276,42 para as demais carreiras, tanto da Polícia Civil quanto da Científica. Os valores atuais ainda não foram divulgados.