Concurso PC PE é solicitado com urgência e soma 6,3 mil vacâncias

Já autorizado e com preparativos avançados, a abertura do concurso PC PE foi solicitada com urgência pela deputada Gleide Ângelo. Veja!

Autor:
Publicado em:15/02/2023 às 15:03
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

Já autorizado, um novo concurso PC PE foi solicitado pela deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) com máxima urgência. Ela justifica que todos os órgãos da Segurança necessitam de reposição e evidencia o déficit da Polícia Civil como um dos piores.

A parlamentar encaminhou o pedido ao Governo do Estado e às demais secretarias correlatas por meio da indicação legislativa nº 99/2023. 

"Não podemos falar de segurança pública de qualidade quando se há um déficit no quadro do efetivo de TODAS as forças de segurança de Pernambuco!"

Segundo a Gleide, na PM o déficit é de 10 mil policiais. Na Polícia Civil o número é menor, porém a carência chega a ser ainda maior tendo em vista o efetivo necessário.

A PC PE deveria atuar com 11 mil policiais, entre agentes, comissários, escrivães e delegados. No entanto, conta somente com 4.693, totalizando num déficit de 6.307 policiais - ou seja, atua com menos de 43% do que seria o ideal.

Por este motivo torna-se evidente e urgente a abertura de um novo concurso público para reposição de efetivo.

viatura pc pe
Concurso da PC PE tem aval para edital, mas segue sem previsão. Parlamentar pede urgência!
(Foto: SDS PE)

Concurso PC PE foi autorizado com 1.587 vagas

O ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, publicou uma autorização que contempla todos os concursos da Segurança PE, visando edital no ano de 2022. São 4.741 vagas para as quatro corporações: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica.

Para a Polícia Civil, o aval visa o preenchimento de 1.587 vagas, sendo:

  • 1.200 vagas para agentes;
  • 300 vagas para escrivães;
  • 50 vagas para peritos papiloscopistas;
  • 47 vagas para delegados.

As oportunidades serão para contratação efetiva. Ainda não se sabe quando os candidatos serão nomeados, mas isso deve acontecer somente em 2023, haja vista a quantidade de etapas presente em um concurso de Segurança Pública.

Provas serão em 2023

Mesmo com uma grande expectativa para que as etapas fossem concluídas em 2022, já sabia que as próximas fases iriam ficar para este ano (2023). Isso porque não haveria tempo hábil para as provas e nomeações. 

Ainda sim, nem mesmo o edital saiu e também ficou para 2023. Recentemente, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, informou que o sinal verde já foi dado pelo governador para toda essa etapa preliminar.

"Esse movimento de complemento continua, tanto que o governador Paulo Câmara já autorizou os estudos necessários para novos concursos para todos os cargos - tanto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A SDS já está fazendo esses estudos para apresentar e poder, realmente desencadear esses novos concursos o mais breve possível."

 

Banca já foi definida?

De acordo com a deputada Gleide Ângelo, o concurso da PC PE já tem banca organizadora definida. Com isso, a seleção deve avançar com os preparativos nos próximos dias.

A parlamentar obteve a informação após conversa com membros do Executivo. A parlamentar chegou a garantir que, com este avanço, o edital seria publicado em 2022 - o que não aconteceu. Por este motivo, agora ela pede máxima urgência.

"Obtive a Informação de que a Secretaria de Defesa Social já escolheu a banca organizadora dos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Foi REAFIRMADO que o edital desses concursos sairá ainda este ano (2022)", disse a deputada em suas redes sociais.

Além da Polícia Civil, o estado também realizará concurso para reposição na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. 

Segundo Gleice, algumas bancas que enviaram suas propostas foram: Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade de Pernambuco (UPENET). 

Assim que o nome da banca for revelado, o próximo passo será assinar o contrato com a instituição. Em segudia, o edital ficará iminente para ser publicado a qualquer momento.