Com novo edital anunciado pelo governo estadual, a Polícia Civil de Pernambuco atualizou a comissão coordenadora do concurso PC PE. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado de sábado, 24 de janeiro.
A comissão refere-se ao último concurso PC PE, aberto em 2023, para provimento de 250 vagas para agente de polícia e 150 para escrivão de polícia. Os integrantes são responsáveis pela normatização e acompanhamento da seleção.
A atualização da composição do grupo, a princípio, não refere-se ao novo concurso público. Porém, como os preparativos do próximo edital já foram confirmados pela governadora Raquel Lyra, é possível que os membros da comissão também auxiliem nesse novo processo.
Além da Polícia Civil, também devem ser abertos novos concursos para Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco e para a Polícia Científica.

Polícia Civil de Pernambuco atualiza comissão coordenadora do concurso
(Foto: SDS PE)
Os editais dos últimos concursos para a área de Segurança de Pernambuco foram divulgados no final de 2023. Para a Polícia Civil, foram abertas 445 vagas, sendo 45 para delegado, 250 para agente e 150 para escrivão.
As carreiras tiveram o nível superior como requisito, além da Carteira Nacional de Habilitação. O salário inicial, na época, era variável entre R$4.700 (agente e escrivão) e R$10.930,51 (delegado).
Janeiro é o mês de começar! Garanta o plano completo do Qconcursos e saia na frente em 2026.
Concurso PC PE: secretário prevê novo edital até junho
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, afirmou que os novos concursos Segurança PE, incluindo o da Polícia Civil, serão abertos no primeiro semestre de 2026.
Assim, os editais devem ser divulgados até o mês de junho. A declaração foi concedida no final de dezembro, em entrevista à Rádio Jornal de Recife.
"Deve ser no primeiro semestre ainda. E para as pessoas que estão pensando no concurso eu digo o seguinte: não aguardem a notícia de publicação do edital, corram na frente, saiam na frente de seus concorrentes e já comecem a estudar. Tomem como referência o que foi cobrado no último concurso. Algum ajuste é possível que seja feito, mas não mudará nada de forma substancial", informou Alessandro Carvalho.
Em outra ocasião, no mês de novembro, o secretário informou que os editais deveriam ser publicados até março de 2026.
De acordo com o secretário, um levantamento preliminar de vagas já foi feito junto às corporações. O quantitativo foi encaminhado para a análise da Secretaria de Administração, para verificar o que será possível abrir, do ponto de vista orçamentário.
>>> Baixe o e-book gratuito e prepare-se para conquistar sua vaga na Polícia Civil!
Próximo passo será a escolha da banca organizadora do concurso
Depois da definição das vagas, cargos e áreas do concurso, o governo poderá avançar com o processo de escolha da banca organizadora. Uma instituição será contratada para receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, confirmou a abertura dos concursos Segurança PE em 2026. Segundo ela, os trâmites já estão na etapa de contratação da banca organizadora.
”Já estamos contratando a nova banca para o concurso público das mais diversas polícias, porque a gente precisa garantir o recompletamento de quadros o tempo inteiro. Pernambuco sofreu muito porque teve um déficit, uma queda de policiais ao longo do tempo sem a reposição adequada. E nós já estamos contratando banca para fazer os próximos concursos acontecerem para todas as polícias”, afirmou.
Nos últimos editais para área, o Cebraspe foi contratado para organizar o concurso da Polícia Civil de Pernambuco, enquanto o Instituto AOCP ficou à frente dos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Saiba como foram as etapas dos últimos concursos Segurança PE
De acordo com cada concurso, os candidatos foram avaliados por diferentes etapas. No caso da PC PE, a seleção teve a seguinte estrutura, com a organização do Cebraspe:
- prova objetiva;
- prova discursiva;
- prova prática de digitação;
- exame médico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- avaliação psicológica;
- investigação social;
- prova oral;
- Curso de Formação Profissional (CFP); e
- avaliação de títulos.
A prova objetiva apresentou questões sobre Noções de Direito e Conhecimentos Específicos.
Já os concursos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros tiveram provas objetiva e discursiva, avaliação médica, exame físico e avaliação psicológica, além do curso de formação. Nesse caso, o Instituto AOCP foi o organizador.





















