Concurso PC PR tem protestos e vaquinha. Veja reação dos candidatos!

Banca do concurso PC PR suspende provas às vésperas da aplicação e pega candidatos de surpresa. Veja as reações pelas redes sociais!

Autor:
Publicado em:21/02/2021 às 12:24
Atualizado em:21/02/2021 às 12:24

A novela envolvendo a realização das provas do concurso PC PR parece que nunca mais terá fim. Dessa vez, o episódio no domingo, 21, foi nada agradável pelos candidatos que foram pegos de surpresa com um novo cancelamento horas antes da aplicação.

O curioso é que não somente os candidatos foram pegos de surpresa, mas a Polícia Civil e o Governo do Estado do Paraná, também.

Um comunicado foi divulgado no site da Universidade Federal do Paraná (UFPR), banca organizadora, às 5h42 deste domingo, 21, confirmando a suspensão.

No comunicado, a banca alega que durante "a última checagem realizada na madrugada" constatou-se que não havia condições de segurança indispensáveis para a realização da prova em todos os locais de Curitiba e Região Metropolitana - em função da pandemia.

A comunicação tardia prejudicou muitos candidatos, que protestam nas redes sociais. A reportagem da Folha Dirigida reuniu algumas reações pelas redes sociais e ouviu candidatos.

(Foto: Reprodução Instagram @concuseirapersistente)
Candidatos protestam após suspensão das provas do concurso PC PR
(Foto: Reprodução Instagram @concuseirapersistente)

Polícia Civil e Governo do Paraná emitem nota e alegam surpresa

Pelas redes sociais, a Polícia Civil do Paraná e o Governo do Estado publicaram a mesma nota repudiando a atitude da banca e alegam que também foram pegos de surpresa com a decisão da organização.

A PC PR informa que imediatamente encaminho um ofício à banca solicitando os motivos pela decisão adotada pela banca.

Confira o que escreveu a PC PR

"A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que, assim como os candidatos, também foi surpreendida, na madrugada deste domingo (21), acerca da decisão tomada pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR) de suspender a aplicação das provas agendadas para esta data.

A PCPR informa, ainda, que imediatamente encaminhou ofício ao NC-UFPR requisitando os motivos ensejadores da medida adotada pela Banca contratada, pois, até então, era reportado por esta sobre a plena viabilidade de aplicação dessas provas. A retomada do andamento desse concurso é muito aguardada pela Instituição Policial Civil e pela sociedade paranaense, na medida em que visa a recomposição urgente do deficitário quadro de servidores para atender as demandas de área essencial, que é a segurança pública."

Confira o que escreveu o Governo do PR

"A decisão de suspensão das provas foi tomada pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR).

O Governo do Estado e a Polícia Civil NÃO compactuam com a irresponsabilidade de serem informados do cancelamento poucas horas antes da aplicação das provas e já estão cobrando esclarecimento imediato de todos os fatos."

Confira o comunicado na íntegra
reprodução redes sociais

Candidatos do concurso PC PR se manifestam nas redes sociais

Milhares de candidatos serão prejudicados com essa decisão da banca, ainda mais que o concurso reúne cerca de 106 mil candidatos. Muitos se deslocaram de outros estados e questionam: "como vamos ficar com esse prejuízo?"

Pelas redes sociais, os candidatos manifestam a todo tempo a sua indignação com a decisão tomada de forma repentina.

"Falta de RESPEITO! PROCESSO VAI SER GRANDE", chegou a comentar uma candidata no perfil oficial do Instagram da Polícia Civil do Paraná.

Alguns candidatos, inclusive, realizam protestos nos locais de aplicação e em diversas regiões paranaense. A @concurseirapersistente esstá no local e fez alguns registros. 

Ela chegou a comentar:

"QUEREMOS O RESPEITO DA BANCA ORGANIZADORA! Cancelaram o concurso as 06:00 da manhã, depois de pessoas do país inteiro já terem desembarcado na cidade. Todos os hotéis da cidade lotados, mais de 100 mil inscritos e a prova é cancelada 7 horas antes de acontecer."

Veja algumas outras opiniões de candidatos pelas contas oficiais da Polícia Civil e do Governo do Estado do Paraná, como também em outras redes sociais, como Twitter e Facebook.

rede sociais concurso PC PR

rede sociais concurso PC PR

rede sociais concurso PC PR

rede sociais concurso PC PR

rede sociais concurso PC PR

rede sociais concurso PC PR

rede sociais concurso PC PR

"Investimentos altíssimos e muitos gastos", diz Keller

Keller Luiz de Oliveira, 37, conversou com a reportagem da Folha Dirigida e disse que está completamente indignado com essa situação. Segundo ele, foram gastos e investimentos altíssimos para que a prova fosse novamente suspensa - e da forma que foi.

Ele contou que foi ao Paraná de avião, saindo de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele revela que pagou diária de quase R$300, chegando na sexta e saindo na segunda-feira.

"Estudo para esse concurso faz cinco anos. Gastei o que eu não tinha para comprar passagem de avião, além da hospedagem, de última hora, pois estava tudo lotado - já que essa é a segunda remarcação dessa prova. Um gasto absurdo sem ter uma justificativa plausível dos organizadores. Isso é lamentável, não tenho nem palavras para descrever a minha lamentação."

Keller ainda contou que junto dele há outros candidatos com a mesma indignação. Um participante que não teve seu nome revelado saiu do Pará e levou quatro dias para chegar até o Sul, no Paraná.

Candidato de Fortaleza demorou três dias para chegar de ônibus

Um candidato que está no local (Paraná) contou à reportagem da Folha Dirigida uma história que tinha tudo para ser de superação, mas acabou de forma desesperadora.

Keller Luiz revela que um candidato de Fortaleza foi ao Paraná de ônibus e levou três dias para chegar no local de aplicação das provas.

Este concorrente que não teve seu nome revelado ficou desolado quando soube da suspensão e, aos prantos, não sabia o que fazer, pois só possuía R$30 para voltar para casa.

Candidatos no local e motoristas de aplicativo se comoveram com a situação do candidato que nem tinha como voltar e também não conseguiria fazer a prova, suspensa.

Com uma "vaquinha" solidária, os candidatos no local conseguiram arrecadar dinheiro para que ele conseguisse comprar uma passagem de volta. O motorista do UBER não cobrou a corrida e, gentilmente, levou o participante.

Outra candidata revelou à Folha Dirigida que muitos estudantes passavam pela mesma situação, sem saber o que fazer e precisando arrecadar dinheiro para comprar passagem de última hora.

Professores e influencers vão em defesa dos candidatos

O repúdio à atitude da banca também movimentou professores e influenciadores, que se manifestaram através das redes sociais em defesa dos candidatos. Todos esperam uma atitude da Polícia Civil perante o ocorrido.

A professora, delegada e coordenadora da área de Segurança da Folha Cursos, Thaianne Moraes considerou absurda a forma como a UFPR, organizadora, conduziu a situação.

'" que está acontecendo no certame PCPR é um absurdo completo. Durante a semana eu já vinha dizendo e me solidarizando a vocês. Pensei que suspender a aplicação da prova em uma sexta feira fosse o auge do escárnio que a banca poderia fazer. Mas não. Eles conseguiram se superar. Suspenderam a prova no dia da sua aplicação, com a cidade contanto com quase 100 mil pessoas lá, especificamente para isso."

O professor Alexandre Prado publicou pelas redes sociais a sua opinião dizendo:

"Falta de respeito! A responsabilidade é da banca e da PCPR. Vamos ver quais providências que a contratante tomará em relação a contratada."

O professor e delegado do Distrito Federal, Lúcio Valente, também foi em defesa dos candidatos, dizendo:

reprodução redes sociais

A influenciadora digital, Carla Gabola, também se mostrou indignada com a situação e publicou em sua conta do Instagram:

"Só agora estou tomando conhecimento! É real? Não tô acreditandoooooo
PROVAS FORAM SUSPENSAS HOJE (21/02) E O COMUNICADO EMITIDO ÀS 5H42!  EU TÔ EM CHOQUE!"

Ela ainda complementou dizendo:

"Gente, consternação é a palavra q define o q sinto agora. Penso nos milhares de sonhos, no tempo e no dinheiro investido, nos sacrifícios q cada um faz...só posso pedir a Deus q dê força e equilíbrio aos meus pares. ??"

"Estou recebendo áudios de pessoas chorando, desoladas, msg escritas impactantes...Deus, não estou sabendo lidar...??? q tristeza!"

Estude para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos.