Concurso PC PR mantém provas em fevereiro. Veja orientações!
O concurso da PC PR teve provas confirmadas para fevereiro e divulgou orientações aos candidatos. Confira!
Autor:
Publicado em:09/02/2021 às 10:08
Atualizado em:09/02/2021 às 10:08
Está mantida a data de aplicação de prova do concurso PC PR 2021. A Polícia Civil do estado do Paraná publicou um edital ratificando a realização dos exames no dia 21 de fevereiro e incluindo orientações para prevenção à Covid-19.
A informação foi publicada na noite da segunda-feira, 8, no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, que organiza a seleção.
Confira o trecho da publicação que ratifica a data de 21 de fevereiro para as avaliações:
RESOLVE:
Ratificar o contido na alínea “a” do Edital nº 16/2020, publicado em 20/11/2020, que estabeleceu o dia 21/02/2021 para a realização da Prova Preambular Objetiva para Delegado de Polícia e para a Prova Preambular Objetiva + Prova de Conhecimentos Específicos para Investigador de Polícia e Papiloscopista.
Além de confirmar a data da prova, o comunicado também traz uma cartilha com orientações de segurança sanitária, que teve como parâmetro o documento técnico Protocolo de Biossegurança, elaborado pelo NC/UFPR, com fundamentos lastreados e reconhecidos pela literatura científica mundial para evitar e mitigar a disseminação da doença causada pelo Coronavírus.
Candidatos passarão por diversas etapas de avaliação
Os candidatos do concurso PC PR serão avaliados conforme o cargo concorrido. Para investigador e papiloscopista, o exame objetivo contará com 50 questões. Haverá também uma redação. A estrutura de avaliação será a seguinte:
Prova Preambular - 25 questões
Língua Portuguesa (15 questões);
Informática (cinco); e
Raciocínio Lógico (cinco).
Prova de Conhecimentos Específicos - 25 questões
Noções de Direito Administrativo (cinco);
Noções de Direito Constitucional (cinco);
Noções de Direito Penal (cinco)
Noções de Direito Processual Penal (cinco);
Noções de Legislação Penal Especial (cinco); e
Redação.
Para ser considerado aprovado, será necessário obter, pelo menos, 42 pontos na soma das notas das provas. Além disso, será preciso obter a classificação, conforme o item 11.2.2 do edital, para ter a redação corrigida. Será reprovado na redação quem zerar o exame.
Já para a carreira de delegado, a prova objetiva contará com 100 questões mais um exame discursivo. A estrutura de avaliação será a seguinte:
Prova objetiva - 100 questões
Direito Administrativo (15 questões);
Direito Constitucional (15);
Direito Penal (15);
Direito Processual Penal (15);
Legislação Penal Especial (15);
Criminologia (cinco);
Direito Civil (cinco);
Direitos Humanos (cinco);
Informática (cinco); e
Medicina Legal (cinco).
Prova de Conhecimentos Específicos
Prova discursiva
Serão considerados habilitados na objetiva os candidatos com, no mínimo, 60 pontos, em 100 disputados. Somente serão convocados para a prova discursiva os classificados até a 850ª posição (ampla concorrência).
A avaliação discursiva do delegado contará com sete questões formuladas a partir das seguintes áreas:
Direito Penal (incluindo Legislação Penal Especial), Processual Penal (incluindo Legislação Penal Especial), Administrativo e Constitucional, além de uma peça prática. Será reprovado quem zerar a avaliação discursiva.
Seleção contará ainda com mais quatro etapas
Os profissionais aprovados nas provas ainda passarão por outras etapas: exames de títulos, de higidez física; Teste de Aptidão Física (TAF); e a investigação de conduta.
Ao final de todas as etapas, o resultado final será divulgado. O concurso terá prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. O regime de contratação será o estatutário.
Resumo sobre o concurso:
Órgão: Polícia Civil do Paraná
Banca:Universidade Federal do Paraná (Funpar/UFPR)